Geral

CUFA/AL e Quintal Cultural promovem o “São João da Prevenção”

18/06/2021
CUFA/AL e Quintal Cultural promovem o “São João da Prevenção”

Ação vai provar que consegue fazer um evento para 10 mil pessoas com total segurança

Será que existe a possibilidade de se fazer um evento para 10 mil pessoas em plena pandemia e ainda assim ser seguro? É o que prometem a Central Única das Favelas, núcleo de Alagoas e o Quintal Cultural, importante espaço de promoção de ações sociais e culturais, com mais de 30 anos de atuação. O evento recebeu o nome de “São João da Prevenção” que vai levar alegria e conscientização aos moradores da Grota do Moreira.

A atividade acontecerá no dia 23/06, próxima quarta-feira véspera de São João às 19h. O local será na cobertura do Castelo do Tata (sede da CUFA Grota do Moreira – situado no ponto central da grota), local de excelente amplitude visual e propagação sonora em várias direções. Sendo assim, todos da grota poderão ver e ouvir o espetáculo, de forma segura, respeitando os protocolos de distanciamento e não aglomeração impostos pela COVID-19.

E para aqueles que não conseguirem ver, todo o espetáculo será transmitido ao vivo pelo Youtube e Instagram da CUFA/AL, contando ainda com imagens capturadas via drones. A homenagem será sobre um patamar totalmente isolado, no topo de um prédio de 4 andares, rodeado pela comunidade, que participará do evento sem sair de casa. Os moradores da Grota do Moreira farão parte do espetáculo enfeitando suas janelas e vai poder curtir sem sair de casa.

A Grota do Moreira tem 17 mil habitantes, o castelo está localizado no centro da Grota e numa altura que permite difundir o som para todos os lados, assim quase toda favela irá ouvir o som da sanfona. O projeto partiu da iniciativa da Cufa Alagoas junto com o Quintal cultural a partir do conhecimento geográfico da região.

Segundo Rogério Dyaz coordenador da Cufa Alagoas, apesar de ser um ato simbólico, já que o evento completo durará uma hora em média e a apresentação do forró 40 minutos, o evento se torna gigante graças a estratégia adotada “na verdade é um evento pequeno que se agiganta pelo posicionamento estratégico, sendo o primeiro da cufa Alagoas nesse formato, mas na grota do Moreira já foram realizados outros eventos nesse mesmo castelo” explica.

Essa será uma campanha de conscientização, mostrando a importância de ficar em casa nesse momento tão delicado, já que estamos nos aproximando de 500 mil mortos por covid no Brasil. Além de ser um evento, criativo, inovador e prometendo ser inesquecível, a ideia é também preservar o forró, patrimônio cultural de Alagoas e ainda assim convidando as pessoas a não saírem de casa.

Haverá diversas homenagens, primeiro será uma homenagem às vítimas da COVID-19, que infelizmente perderam a batalha contra a doença. Assim como uma homenagem a essa comunidade tão importante, e, em seguida, serão 40 minutos de apresentação do forrozeiro Anderson Fidelis, homenageando o dia de São João e celebrando a vida.

“Para mim é importante essa ação de fazer esse “forró da prevenção”, onde que a gente chega junto do povo, depois de 2 anos de distanciamento, já que é o segundo ano consecutivo em que o São João não acontece e pela primeira vez, depois desse tempo todo eu estarei fazendo esse show “presencial” que para mim é muito especial porque vai ser o reencontro com o povo e mais especial ainda porque é o reencontro com o povo da periferia que é justamente a minha origem, eu sou de periferia e poder cantar para eles, dar esse presente para eles, numa data tão simbólica para todos nós nordestinos” Explica Anderson.

Além de música a prevenção também será ainda mais recompensada, pois haverá sorteios de prêmios que serão destinados apenas aos que se mantiverem em suas casas, sem promover aglomeração, o que será apurado no momento da entrega, para incentivar ainda mais que as pessoas fiquem em suas casa.

“Mais do que uma celebração, o SÃO JOÃO DA PREVENÇÃO será um convite à reflexão sobre o quanto nossas ações podem trazer impactos negativos à vida de todos, tornando-se um grande exercício de cidadania, pois mostrará a necessidade de atitudes individuais em prol da coletividade. A COVID-19 tem ensinado, da pior forma, a enorme relevância da organização comunitária para que se atinja o bem comum, a exemplo que vem ocorrendo em todo o mundo, fruto de uma consciência social de que as ações de cada indivíduo repercutem de imediato, como é o caso da pandemia, comenta Dyaz.

“Fazer forró nessa pandemia, sem o calor humano é difícil, porém é muito necessário compreender o motivo disso acontecer, porque é uma questão de empatia, altruísmo e cuidado com o povo. Saber que todos as medidas serão tomadas, é necessário para que a gente continue, então a gente começa a criar esse sentimento de altruísmo, cuidado com o irmão, com idosos, nossos pais, nosso povo. Então para mim é uma felicidade participar dessa festa da Cufa Alagoas e tome forró!” Finaliza Anderson.

_ Matéria produzida por Paulo Canuto, estudante de jornalismo e voluntário no projeto de extensão Bureau de Comunicação Comunitária On-line no Combate à Covid-19 da Agerp Cos/UFAL a partir de texto criado pelo GT de Comunicação Estratégica da CUFA AL, coordenado pela professora Manuela Callou e adjunta Keka Rabelo_