Economia

ANP lança Painel Dinâmico da Qualidade da Produção de Biodiesel

22/06/2021

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) lançou nesta terça-feira, 22, o Painel Dinâmico da Qualidade da Produção de Biodiesel. A ferramenta interativa consolida dados de certificados de qualidade enviados ao órgão regulador pelos produtores.

O certificado de qualidade é exigido para a comercialização do produto, e seus dados devem ser enviados à ANP até o décimo dia do mês seguinte à produção.

Essa informação serve para compor o banco de dados da agência e subsidiar processos de revisão de resoluções e de monitoramento da qualidade do produto.

“Com o painel dinâmico é possível extrair informações enviadas desde 2016, bem como avaliar a influência da composição das matérias-primas utilizadas na produção do biodiesel nas características físico-químicas especificadas pela ANP. Além disso, é possível acompanhar os níveis de conformidade destas características ao longo do tempo”, informou a agência, em nota.

Os painéis dinâmicos foram adotados pela ANP para aumentar a transparência do setor.

Os painéis utilizam uma ferramenta de Business Inteligence (BI) para divulgar estatísticas atualizados das principais atividades reguladas pela reguladora.

Autor: Fernanda Nunes
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.