Geral

Ação com crianças na favela Mundaú orienta sobre os riscos do trabalho infantil

12/06/2021
Ação com crianças na favela Mundaú orienta sobre os riscos do trabalho infantil

Cerca de 100 crianças da favela Mundaú, no Vergel do Lago, participaram de uma ação de conscientização e combate ao trabalho infantil. As rodas de conversa são parte da celebração ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado em 12 de junho.

A iniciativa veio de um trabalho de equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Área Lagunar. De acordo com a pedagoga Ana Cristina, muitas mães, que são marisqueiras, contam com a ajuda dos filhos durante o trabalho e a campanha serviu para alertar os responsáveis sobre os direitos das crianças.

“Recebemos crianças a partir dos três anos que vivem em situação insalubre na área lagunar. Esses pequenos, infelizmente, ajudam seus pais a levarem comida para dentro de casa. Nossa ação tem o objetivo de mostrar aos pais que não se pode negar às crianças o direito de sonhar, estudar e se divertir”, afirmou a pedagoga.


Segundo o secretário de Assistência Social, Carlos Jorge, esse tema precisa ser discutido mais vezes para auxiliar e ajudar a futura geração a entender sobre sua função na comunidade.

“As crianças de hoje são o futuro de amanhã e é nosso dever assegurar seus direitos. Apesar de viverem em situação de vulnerabilidade social, a garotada necessita entender sobre seus direitos como cidadãos. A função social da Semas é justamente a de garantir dignidade a quem tanto precisa”, pontuou Carlos.

Foram distribuídas cartilhas lúdicas e panfletos sobre o tema. Ação contou com a participação de crianças da área lagunar. Crianças do SCFV participaram da ação. Fotos: Ascom Semas

Crianças e adolescentes da capital encontradas em situação de trabalho infantil são encaminhadas, pela Semas, aos Núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e inseridas em programas sociais do governo federal. As medidas protetivas também incluem diálogo com os pais.

O Centro de Referência de Assistência Social Área Lagunar funciona na Rua Agnelo Barbosa, 527, no bairro do Prado. Para mais informações sobre os serviços e para agendar atendimento, a população pode ligar para o 3312-5945.