Alagoas

Produção e distribuição de alevinos contemplou 21 municípios em Alagoas

14/05/2021
Produção e distribuição de alevinos contemplou 21 municípios em Alagoas

Durante esse período, a Seagri disponibilizou cerca de 498.000 mil peixes aos piscicultores do Estado. Foto: Ascom Seagri (Arquivo)

O Programa de Distribuição de Alevinos foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), com o intuito de continuar impulsionando a piscicultura alagoana e permanecer estimulando a  geração de renda na economia do Estado. Agricultores familiares, produtores rurais, piscicultores, associações, prefeituras e secretarias municipais de Agricultura podem aderir ao projeto.

Além de distribuir alevinos, a Seagri também auxilia os produtores através de assistências técnicas regulares. A produção de peixes sai das unidades de Rio Largo e Piranhas. Em seguida é distribuída em todo o Estado de Alagoas. O programa também visa incrementar a criação dos filhotes de peixes em açudes privados ou comunitários e aumentar a quantidade de beneficiários, tanto na renda quanto na alimentação de qualidade.

“Recebemos os alevinos e temos à assistência e o apoio, com a manutençã,  por parte da secretaria ainda hoje”, comemorou Jailson da Silva, produtor de tilápia em Junqueiro. A produção e o povoamento de corpos hídricos com alevinos são distribuídao na região continental e costeira de Alagoas em barragens, tanques, açudes e tanques redes de módulos de criação em todo o território alagoano.

“Aqui, a situação é excelente em sua produção, onde começamos a criar os filhotes de peixe em 2018. Nos organizamos, recebemos apoio e entrega dos alevinos da Seagri. Tem outras pessoas que também se envolvem um pouco [com a produção] e criam os peixes em cativeiros”, reforçou o produtor de tilápia de Senador Rui Palmeira, Ronaldo Gomes de Araújo, sobre os benefícios do programa de distribuição de alevinos.

Visando o desenvolvimento econômico estadual durante a crise pandêmica, a Seagri segue disponibilizando alevinos aos pequenos produtores que possuem cadastro no programa. “A cadeia produtiva do pescado é fator preponderante na geração de empregos e renda de milhares de famílias dos municípios”, ressaltou o supervisor de Políticas Agropecuária, Dannilo Brandão.

De janeiro até abril, houve a distribuição de 498.000 mil alevinos de tilápia, auxiliando 500 famílias de 21 municípios alagoanos. Foram contempladas os municípios de Piranhas, Delmiro Gouveia, Pariconha,  Mata Grande,  Olho D’água do Casado,  Senador Rui Palmeira, Arapiraca, Girau do Ponciano,  Igaci, Coité do Nóia, Palmeira dos Índios, São Sebastião, Chã Preta, Viçosa, Maragogi, Colônia de Leopoldina, São José Da Laje, Jacuípe, São Miguel Dos Campos, Passo de Camaragibe e Água Branca.