Alagoas

Maio Laranja: Seprev alerta para sinais de violência sexual de crianças e adolescentes

18/05/2021
Maio Laranja: Seprev alerta para sinais de violência sexual de crianças e adolescentes

Esta terça-feira (18) é marcada como Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

O mês de maio é alusivo ao Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e serve de alerta para a instrução e a conscientização da população sobre como identificar e denunciar os casos.

Para que a situação seja identificada, a Secretaria de Estado de Prevenção À Violência (Seprev) alerta para alguns sinais e mudanças comportamentais que precisam ser entendidas por quem compõe o convívio diário da vítima.

Segundo a superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev, Samylla Gouveia, as mudanças repentinas nos hábitos são sinais facilmente identificáveis.

 “A principal mudança é no padrão de comportamento da criança ou do adolescente. Eles passam a agir com mais agressividade, ou seja, uma agressividade repentina, além de alteração no sono, alteração da alimentação e do humor. São vários os sinais identificáveis de que estão passando por alguma situação de abuso ou exploração sexual”, afirmou Samylla Gouveia.

A superintendente Samylla Gouveia destaca ainda que, segundo pesquisas em todo o país, a maioria dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes é cometida no ambiente doméstico, por pessoas do relacionamento direto da vítima, como pais, parentes e adultos próximos. “Por causa da pandemia, as crianças ficaram ainda mais vulneráveis, porque perderam todos os meios de vigilância e de contato externos”, afirma ela.

Dados e estatísticas

Somente nos três primeiros meses deste ano, foram registrados 211 casos de violência sexual contra menores de idade em Alagoas. Do total, 193 vítimas eram do sexo feminino, o que representa um total de 91%. O número mostra um aumento preocupante quando comparado ao primeiro trimestre de 2020, quando foram registrados 25 casos a menos.

Os dados são do Observatório de Prevenção à Violência da Seprev, que conta com uma equipe multidisciplinar no Instituto Médico Legal, auxiliando no atendimento inicial às vítimas, que após este momento são encaminhadas para atendimento psicossocial e jurídico no Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente Vítima de Violência (NACAVV).

Como denunciar

As denúncias para violência sexual podem ser feitas por meio do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), pelo Disque 181 (Polícia Militar), ou pelo aplicativo Violência Zero da Seprev, disponível para dispositivos Android.

18 de maio

O mês de maio foi escolhido devido ao caso que chocou o Brasil em 18 de maio de 1973, quando uma menina de apenas oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, por jovens de classe média alta. A história ficou conhecida como o “Caso Araceli”, e ocorreu em Vitória (ES). Em 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime segue impune até hoje.

Por isso, o 18 de maio leva a campanha Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes, e é destacado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00. A data é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de crianças e adolescentes.

Este ano a campanha comemora 21 anos de mobilização na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, para seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.