Artigos

Chico Xavier – Voltei

08/05/2021
Chico Xavier – Voltei

“Se a vida continua, para onde vai o Espírito depois da morte? Por meio da psicografia de Francisco Cândido Xavier, o Espírito Irmão Jacob narra suas experiências no Além-túmulo e esclarece temas como o desligamento do corpo físico, o intercâmbio mediúnico, o reajuste à nova vida e o reencontro com familiares e amigos”.

          A Federação Espírita Brasileira (FEB), por sua vez, editou essa obra de grande valia ao Espiritismo como um todo. E, dessa forma clareia àqueles interessados na doutrina. Por conseguinte, torna-se imperiosa a leitura sobre os caminhos baseados no Evangelho.

          Minha saudosa esposa, advogada Aurilene Morais da Veiga – desencanou no dia 1 fevereiro de 2021. Amante e praticante do Espiritismo, deixou-me como lembrança “Voltei” pedindo-me que o lesse e, ao mesmo tempo, fizesse um comentário à altura da obra.

          Fiz uma leitura acurada, envolvendo-me nas temáticas: De volta, À frente da morte, Em pleno Transe, Vida nova, Despedidas, A passagem, Incidente em viagem, A chegada, Esclarecimentos, Nova moradia espiritual, A luta prossegue, Entre companheiros, Revendo círculos de trabalho, Excursão confortadora. No templo, A palavra do companheiro, Na escola de iluminação, Ensinamento inesperado, A surpresa sublime, Retorno à tarefa.

          Como católico, verifico no Cristianismo que o Filho de Deus, Jesus Cristo, foi e continua sendo Espírito Iluminado, clareando os seus ensinamentos baseados em solidariedade, amor ao próximo e, sobretudo, dizendo: Eu sou a Verdade e a Luz da Vida. Logo, desprezar o Espiritismo não se coaduna com o que professara o Cristo Salvador que, um dia, voltará para ressuscitar os mortos e levar suas almas à Casa do Pai Eterno.

          Divulgar o Espiritismo por meio da literatura, é a principal missão da FEB, que, a mais de 100 anos, seleciona conteúdos doutrinários de qualidade para espelhar a palavra e o ideal do Cristo por mundo, rumo ao caminho da felicidade e plenitude.

          Na Assembleia da Fraternidade, ouve-se essa Oração: Senhor Jesus, Dai-nos o poder de operar a própria conversão, Para que o teu Reino de Amor seja irradiado do centro de nós mesmos! Irmão Jacob transmitiu a Chico Xavier: O trabalho é das maiores bênçãos de Deus no campo das horas.

          Em suas dádivas de realização para o bem, o triste se reconforta, o ignorante aprende, o doente se refaz, o criminoso se regenera”. Essa é a filosofia da doutrina espírita que cuida dos desencarnados na elevação Divina. Minha doce Aurilene, fique com Deus, na Paz do Pai Eterno!