Geral

Arapiraca recebe novas doses da Astrazeneca e amplia vacinação contra a Covid-19

05/05/2021
Arapiraca recebe novas doses da Astrazeneca e amplia vacinação contra a Covid-19

Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

Notícia muito boa para Arapiraca! Nesta quinta-feira (6), a Capital do Agreste alagoano recebe uma remessa contendo 7.330 doses da AstraZeneca, vacina contra a Covid-19 produzida pela Oxford/Fio Cruz. Com as novas doses, Arapiraca amplia significativamente, a partir desta sexta-feira (7), o grupo de arapiraquenses aptos a vacinação.

Além de ampliar o acesso a vacina para profissionais de saúde e pessoas com comorbidades (45 anos ou mais), a chegada de novas doses permite a inserção de pessoas com deficiência permanente (de 55 a 59 anos), população em situação de rua (acima de 18 anos) e trabalhadores da Educação Básica (de 55 a 59 anos), nos grupos prioritários.

Dentre as listas de comorbidades que permitem receber a dose da vacina contra a Covid estão: pessoas que vivem com HIV; Diabetes melitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial (que fazem uso de três ou mais medicamentos anti-hipertensivos); Doenças Cardiovasculares; Doenças Cerebrovasculares; Doença Renal Crônica; Imunossuprimidos; Anemia Falciforme; Obesidade Mórbida; Síndrome de Down; Cirrose Hepática.

Além dos documentos pertinentes para receber a dose do imunizante (RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS atualizado), o usuário também precisa estar com cópias de documentos que comprovem a comorbidade. São eles: Prescrição médica para a vacina contendo a condição; Exames específicos que estabelecem o diagnóstico; Relatório Médico; Receitas para terapêutica específica de condições descritas; Cadastros em sistemas específicos do SUS.

Obs.: Os documentos acima citados não são necessários para os arapiraquenses com Síndrome de Down, e nem para as pessoas que vivem com HIV.

Para se vacinar, é só procurar um dos três postos de vacinação de Arapiraca, de segunda a sábado, localizados no Sesc (das 8h às 17h) e no Drive Thru do Arapiraca Garden Shopping (das 8h às 20h) e no Ginásio do Epial (das 8h às 17h).