Geral

Ação conjunta atende população de rua em terminais de ônibus

07/05/2021
Ação conjunta atende população de rua em terminais de ônibus

Parceria busca encaminhar cidadãos em vulnerabilidade social aos abrigos da Prefeitura. Equipes visitaram terminais para prestar acolhimento à população em vulnerabilidade. Foto: SMTT

Uma ação conjunta da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) levou atendimento para pessoas em situação de rua abrigadas nos terminais de ônibus do Sanatório, no bairro do Pinheiro, e Mercado da Produção, na Levada. A parceria pretende promover acolhimento, reinserção e encaminhamento social.

A primeira abordagem nos dois terminais aconteceu na última terça-feira (4) após a SMTT receber informações pelo whatsapp do órgão – (82) 98134-6858 – e acionar o apoio da Semas. Durante o atendimento, profissionais do Serviço de Abordagem Social (Seas) da Semas conversaram com as pessoas em situação de rua, oferecendo acolhimento num dos abrigos da capital.

Equipes da Prefeitura abordaram cidadãos em dois terminais de passageiros. Foto: SMTT

“Alguns deles já estiveram em nossas unidades, porém não querem voltar por conta de algumas regras que existem nos abrigos. Nós retornaremos a esses locais, pois o trabalho da abordagem social é um trabalho de convencimento e insistência, para que os usuários aceitem e acessem os serviços socioassistenciais disponíveis no município”, contou Sheila Barros, assistente social da Semas.

Desde que passou a disponibilizar o novo canal para reclamações relacionadas ao transporte público, diversas demandas sobre pessoas em situação de rua que habitam em terminais da capital foram recebidas pela SMTT.

“Esse trabalho integrado entre as secretarias é fundamental para a população. Mesmo sendo uma situação que ocorre nos terminais, quem dispõe da estrutura adequada para acolher essas pessoas em vulnerabilidade é a Assistência Social, que prontamente atendeu nossa solicitação”, comentou o superintendente da SMTT, André Costa.

As equipes da Semas seguirão atuando nos bairros da capital para encaminhar a população em situação de rua aos programas socioassistenciais e serviços de acolhimento institucionais disponíveis no Município.

Abordagem busca destinar população em situação de rua aos abrigos da Prefeitura. Foto: SMTT

Informações sobre pessoas em situação de rua em Maceió podem ser repassadas para a Semas através do telefone 3312-5907. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 14h. Com as informações, as equipes especializadas podem iniciar o trabalho de reinserção e encaminhamento social junto com as demais secretarias municipais.