Geral

Previne Maceió: Grupo de Trabalho executa ações em encostas para evitar novos deslizamentos

19/04/2021
Previne Maceió: Grupo de Trabalho executa ações em encostas para evitar novos deslizamentos

O Grupo Especial de Trabalho (GET) que atua no Programa Previne Maceió esteve nesta segunda-feira (19) nas Grota da Macaxeira e Moreira, ambas no bairro do Jacintinho, para dar encaminhamentos às ações notificadas na vistoria após o deslizamento de uma barreira. De forma emergencial, os trabalhadores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) alteraram o curso de água que desce da encosta, para o ponto de escoamento na Avenida Leste-Oeste.

Essa intervenção irá possibilitar o escoamento da água de forma mais eficiente, sem que a barreira sofra com o acúmulo e volte a apresentar novos deslizamentos. O coordenador do Previne Maceió, secretário municipal de Governo, Francisco Sales, destaca que as equipes têm se empenhado em atender os locais que apresentaram deslizamentos e colocam em risco a vidas dos moradores.

“Nós trabalhamos nos últimos três meses para amenizar os danos das chuvas, pois tínhamos a previsão que seria um período com um volume de água acima da média. Mas só podemos ter essa dimensão quando elas realmente chegam. Estamos presentes em toda cidade e vamos aproveitar essa trégua para realizar os trabalhos emergências necessários”, afirma Francisco Sales.

Outro ponto que recebeu intervenção foi a Lagoa da Coca Cola, localizada nas proximidades do Distrito Industrial, no Tabuleiro dos Martins. As equipes realizaram limpeza e drenagem como medida para evitar os alagamentos na parte alta de Maceió.

“Boa parte da água que é trazida pela rede de drenagem da parte alta da cidade deságua nessa lagoa, e com o acúmulo de lixo que encontramos aqui, a descida da água estava comprometida. Infelizmente o descarte de lixo tem sido um dos maiores problemas encontrados pelas equipes quando fazemos algum serviço”, colocou o secretário de Infraestrutura, Nemer Ibrahim.

Atendimentos emergenciais

Desde a última quinta-feira (15), a Defesa Civil Municipal atendeu 312 ocorrências feitas pela população sobre os danos provocados pelas chuvas. O Benedito Bentes registrou o maior número, com 100 solicitações, seguido do bairro do Jacintinho, com 21 chamados, e o Barro Duro, com 16. Todas foram sobre deslizamentos de barreira, desabamentos, alagamentos e inundações.

A média acumulada de chuvas atingiu um volume de 373 milímetros este mês, quando o esperado para abril era 207 mm. A quantidade de chuvas foi 80% acima do esperado. Nesse mesmo período, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) atendeu a 20 ocorrências de queda de árvores.

Operação Chuvas

As secretarias municipais que integram o Previne Maceió também intensificaram ações de limpeza e recuperação de galerias em diversos pontos da cidade. Nos últimos três meses, a Seminfra limpou e recuperou 510 galerias, com um recolhimento de 108 toneladas de lixos que impediam a passagem da água das chuvas pelos canais de drenagem.

De forma preventiva, a Sudes efetuou a poda de  213 árvores e fez supressão de mais 87 árvores que estavam em locais de risco de desabamento, além da limpeza de 14 canais de água, de onde recolheu 1.620 toneladas de dejetos.

Previne Maceió

O Programa Previne Maceió tem como objetivo levar ações de prevenção, informação e advertir a população sobre possíveis danos provocados pelas chuvas. A ação das equipes nas ruas é para tentar minimizar ao máximo os danos provocados durante a quadra chuvosa, prevista entre os meses de março a agosto.

O grupo é formado pela Secretaria Municipal de Governo (SMG), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e Defesa Civil Municipal.