Geral

Mutirão de limpeza no Mercado do Tabuleiro beneficia cerca de 3 mil consumidore

20/04/2021
Mutirão de limpeza no Mercado do Tabuleiro beneficia cerca de 3 mil consumidore

Ao chegarem ao Mercado do Tabuleiro do Martins a partir desta quarta-feira (21), os cerca de 3 mil consumidores que passam pelo local diariamente já vão perceber as mudanças. O espaço está limpo, higienizado, mais iluminado e com outras melhorias em andamento pela Prefeitura de Maceió em parceria com os comerciantes.

O espaço recebeu lavagem de piso, desinfecção contra o novo coronavírus, pintura, recolhimento de entulhos, recuperação de tampas de galerias de esgoto, reforço na iluminação, e ainda irá receber obras nos banheiros e outras áreas comuns, que serão viabilizadas com recursos do Município nos próximos meses.

O mutirão, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e Coordenação Executiva do Gabinete do Prefeito, teve a participação de várias secretarias.

A Superintendência de Desenvolvimento Sustentável, por exemplo, recolheu 40 toneladas de resíduos nas partes interna e externa. Uma área de 11 mil metros quadrados foi capinada e uma extensão de 3 mil metros de meio-fio recebeu nova pintura.

A Secretaria de Infraestrutura recuperou 10 caixas de passagem da rede interna de esgoto e realizou a limpeza de 60 metros de tubulações, além do esgotamento de três fossas que recebem os dejetos do local. A pasta também foi a responsável pela pintura do piso do mercado.

Já a Superintendência de Iluminação efetuou a instalação de 75 lâmpadas e substituição de 100 metros de cabos elétricos.

Permissionários poderão ganhar selo de qualidade

Os 500 permissionários autorizados a atuar no local pela Semtabes também farão parte das mudanças. Por meio da Vigilância Sanitária, eles estão sendo estimulados a melhorar as práticas de higiene e armazenamento de produtos para garantir o selo “Pode comprar aqui”.

Durante o mutirão, o secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura, comemorou a iniciativa de alguns comerciantes que já iniciaram reparos e até reformas em seus estabelecimentos. “Eles estão de parabéns e esperamos que os outros sigam o exemplo. Vamos dar melhores condições aos comerciantes para que eles também ofereçam o melhor atendimento à população”, disse.