Geral

Mais de mil kits de prevenção à Covid-19 já foram entregues pelas equipes de assistência socia

19/04/2021
Mais de mil kits de prevenção à Covid-19 já foram entregues pelas equipes de assistência socia

As cinco equipes da abordagem social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) já distribuíram mais de mil kits de prevenção à Covid-19 em várias ações realizadas na capital. Foram beneficiadas centenas de pessoas em situação de rua e feirantes que trabalham em mercados públicos. O trabalho é reforçado nos Centros de Referência Especializado Para a População em Situação de Rua (Centro POP). Na última semana, 120 usuários das duas unidades também foram contemplados com o kit, que inclui máscara e álcool em gel.

A ação faz parte do Plantão Social –  #TôAqui – Assistência Presente, que está realizando ações voltadas para o atendimento à esse público, nesse período da  pandemia. “A distribuição do kits é mais um dos serviços ofertados pelos Centros Pops à população em situação de rua, que nesse momento de pandemia necessita mais do que nunca dos serviços da Assistência Social”, disse a coordenadora geral de Atenção à População em Situação de Rua, Renata Cavalcanti.

Segundo a diretora de Proteção Social Especial da Semas, Tatiana Boia, a distribuição dos kits teve início no final de março. “Além da entrega dos kits, as equipes do Serviço de Abordagem Social (Seas) estão atuando de domingo a domingo, percorrendo os bairros da capital para encaminhar a população em situação de rua aos programas socioassistenciais e serviços de acolhimento institucionais, disponíveis no município”, explicou.

Maceió possui dois Centros de Referência Especializado para a  População em Situação de Rua, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na Avenida da Paz, no bairro de Jaraguá, e na Avenida Thomaz Espíndola, no Farol. Nessas unidades, os usuários são encaminhamentos para a retirada de documentos, para unidades de acolhimento e para inscrição em programas sociais do governo federal.