Geral

Descarte irregular de lixo: prefeitura utiliza videomonitoramento para identificar infratores

19/04/2021
Descarte irregular de lixo: prefeitura utiliza videomonitoramento para identificar infratores

O veículo já foi identificado e o proprietário deve ser notificado nos próximos dias

Após identificar os principais pontos de descarte irregular de lixo, poda e entulhos, a Prefeitura de Arapiraca espalhou câmeras de videomonitoramento pela cidade com o objetivo de identificar infratores.

Na tarde desta segunda-feira (19), um veículo foi flagrado descartando restos de construção em um terreno baldio localizado no bairro Itapoã. Terreno esse que passou por uma mega operação de limpeza há menos de 30 dias, através das equipes do Município.

Além de deixar a cidade com aspecto feio e sujo, o descarte irregular de resíduos sólidos é caracterizado como crime ambiental. Mesmo assim, é uma prática constante em Arapiraca.

O veículo flagrado nesta segunda já foi identificado e o motorista deve ser notificado nos próximos dias e, a depender da gravidade do crime, o valor da multa pode chegar a R$14 mil.

De acordo com o superintendente de Limpeza Urbana, Edney Carneiro, a fiscalização é feita através de parceria entre as secretarias Municipais de Serviços Públicos e de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. “A multa é baseada pelo Código Municipal de Meio Ambiente e pela Lei Estadual de Crimes Ambientais”, explicou.

O superintendente informou ainda que o descarte final correto para esse tipo de material deve ser realizado na Central de Tratamento de Resíduos (CTR), localizada em Craíbas, e administrada pelo Conagreste que tem a participação de vários município, dentre eles, Arapiraca.

Além do videomonitoramento, a Prefeitura de Arapiraca também tem utilizado mais recursos tecnológicos para monitorar o descarte irregular de resíduos sólidos, como o sobrevoo de drones.

O município tem atuado em parceria com o 3º Batalhão de Polícia Militar e agentes da Vigilância Municipal.