Geral

Cientistas e pesquisadores alagoanos integram organização do Workshop Internacional sobre a crise climática mundial

15/04/2021
Cientistas e pesquisadores alagoanos integram organização do Workshop Internacional sobre a crise climática mundial

Workshop_PPGASA_Cesmac_ (2)

O Workshop “Empowering Traditional Communities in the Brazilian Coastal Zone to Adapt to the Climate Crisis” (Capacitando Comunidades Tradicionais da Zona Costeira Brasileira para Adaptação à Crise Climática). Este evento visa empoderar e conectar cientistas, gestores e comunidades tradicionais costeiras do Brasil que buscam legitimidade e representação na interface entre ciências do mar, ciência cidadã, mudanças climáticas e comunicação.

O evento é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Alagoas e a Manchester Metropolitan University (UK), e financiado pelo British Council. Conta também com a colaboração de pesquisadores da University of Manchester, University of Exeter no Reino Unido, do Centro Universitário Cesmac e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH).

No Reino unido o investigador principal e o Prof. Dr. Richard Preziosi,reino  Universidade Metropolitana de Manchester. Já no Brasil, o estudo tem como investigadora principal a Prof. Dra. Ana Malhado – Pesquisadora em Ecologia de Ecossistemas e Biogeografia, da Universidade Federal de Alagoas – BR, o Centro Universitário Cesmac – BR, participa com o Prof. Dr. Jessé Marques Pavão – Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Análise de Sistemas Ambientais – PPGASA, e pesquisador-chefe do Laboratório de Emergética e Resiliência de Ecossistemas (LERE).

Pela Universidade de Exeter – UK, a Profa. Dra. Ana Nuno – Pesquisadora Sênior, pela Universidade de Manchester – UK, o Dr. Johan Oldekop – Pesquisador em Ambiente e Desenvolvimento e pela SEMARH – AL, a Dra. Fabiana Couto, Superintendente de Meio Ambiente. Dessa forma, o encontro também busca estabelecer colaboração internacional entre os participantes que possam fomentar soluções inovadoras e aumentar o conhecimento sobre os impactos das mudanças climáticas nas comunidades tradicionais costeiras.

Durante os três dias de workshop, os participantes irão formar grupos de acordo com a área de trabalho e desenvolver Planos de Ação e Pesquisa entre os temas: Equidade de Gênero, Ciência Cidadã, Ciência Oceânica ou Ciência da Comunicação. Os times irão propor estratégias de adaptação e resiliência às mudanças climáticas para as comunidades tradicionais costeiras no Brasil. Ao final do workshop, as melhores propostas de cada tema irão receber um financiamento de até £8.750 (oito mil setecentos e cinquenta libras) para colocarem planos de em prática no período de seis meses de execução.

A programação conta com palestras e mentoria de especialistas brasileiros e britânicos, gestores governamentais e representantes de comunidades tradicionais do Brasil. Informações e Inscrições no link: https://bit.ly/3dirH46

PÚBLICO-ALVO: Pesquisadores e Pesquisadoras com Doutorado

DATA: 27/05, 28/05 e 03/06

HORÁRIO: 9h às 13h30 (BRT) | 13h às 17h30 (BST)

LOCAL: Virtual

IDIOMA: Inglês

GRATUITO