Geral

Ações da Prefeitura de Maceió minimizam danos causados pela chuva

16/04/2021
Ações da Prefeitura de Maceió minimizam danos causados pela chuva

Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió

O prefeito de Maceió JHC reuniu, na manhã desta sexta-feira (16), todo o seu secretariado para fazer um balanço das ações que já foram desenvolvidas e que ainda serão executadas para diminuir o impacto da quadra chuvosa que atinge Maceió desde o final de semana passado.

“Em três dias já choveu quase 400 mm em Maceió, quando o esperado para o mês todo eram 200 mm. Mas em um esforço integrado por todas as secretarias estamos trabalhando, nas ruas, para minimizar os impactos das chuvas e já nos preparando para as próximas quadras chuvosas”, frisou o prefeito.

 

Ainda segundo JHC, as ações realizadas por meio do programa Previne Maceió possibilitaram que os danos fossem menores do que os observados em anos anteriores com o mesmo volume de chuvas. “Foram 375 galerias desobstruídas, 1600 metros de lona e conseguimos finalizar a construção de quatro muros de contenção, além das intervenções no trânsito e na limpeza urbana”, pontuou.

Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió.

As ações também estão acontecendo em toda a cidade para minimizar os danos causados em alguns pontos. Tendo como prioridade salvar vidas, famílias que moram em áreas de risco tem sido orientadas a deixarem suas residências e estão sendo acolhidas por equipes da Prefeitura. Mais de 70 famílias também foram atendidas neste período.

Também foi instalada uma sala de situação na sede da Defesa Civil de Maceió, que conta com a participação de várias secretarias e tem o objetivo de ficar 24 horas em monitoramento. O trabalho de avaliação da gravidade e emergência de atendimento das ocorrências é feito pela Defesa Civil de Maceió.

Abelardo Nobre, coordenador da Defesa Civil. Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió.

O secretário de Governo, Francisco Sales, destacou que a Prefeitura está presente em todos os bairros. “Durante anos as pessoas reclamaram sobre a falta de presença [da Prefeitura]. O que eu presenciei de domingo pra cá foi, mesmo com as pessoas sofrendo, elas se sentindo protegidas pela Prefeitura, porque a gente está acolhendo, está escutando, está presente. E é isso que o prefeito e nosso time vem fazendo”, frisou.

Prefeito JHC e secretário Francisco Sales. Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió.

As ações contam com a participação da Defesa Civil, Gabinete Executivo do prefeito e de Gestão Integrada para Enfrentamento do Afundamento do Sol, das secretarias de Governo, Assistência Social, Infraestrutura, Saúde, Educação, Segurança, além das superintendências de Trânsito e Desenvolvimento Sustentável.

O prefeito JHC reforçou ainda a importância da população ficar atenta e, em caso de alagamentos ou deslizamentos, entrar em contato com a Defesa Civil, pelo número 199.