Política

OAB vai debater gestão da pandemia; impeachment de Bolsonaro deve entrar na pauta

06/03/2021
OAB vai debater gestão da pandemia; impeachment de Bolsonaro deve entrar na pauta

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, vai convocar para a próxima terça-feira, 9, uma sessão extraordinária do conselho da entidade para discutir a gestão do presidente Jair Bolsonaro na pandemia do novo coronavírus. A próxima reunião do colegiado estava prevista para o dia 17, mas o encontro foi antecipado diante dos pedidos da cúpula da OAB para pautar o assunto.

“Há muita pressão de conselheiros e ex-presidentes por medidas duras contra o governo Bolsonaro”, disse Santa Cruz ao Estadão. O impeachment do presidente deve ser debatido na sessão. O conselho federal da entidade já denunciou o governo à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA), por “violações” e “omissão” na pandemia.

Desde a redemocratização, a OAB pediu a cassação dos ex-presidentes Fernando Collor, Dilma Rousseff e Michel Temer. Um eventual pedido de impeachment de Bolsonaro se somaria aos mais de 50 requerimentos entregues à Câmara dos Deputados desde o início do mandato do atual presidente, em janeiro de 2019.

Autor: Rayssa Motta
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.