Geral

Luciano apresenta projeto urbano integrado para a cidade

02/03/2021
Luciano apresenta projeto urbano integrado para a cidade

O prefeito Luciano Barbosa, ao lado da vice-prefeita Rute Nezinho, apresentou na manhã desta segunda-feira (dia 1º), em reunião com o governador Renan Filho, no Centro Administrativo Municipal, um projeto inovador com a utilização da linha férrea como eixo condutor da mobilidade urbana e do desenvolvimento social, econômico e paisagístico de Arapiraca.

O Projeto Urbano Integrado inclui um novo modal de transporte coletivo, com a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

A apresentação do projeto também reuniu consultores técnicos e especialistas em projetos de mobilidade urbana na cidade de Fortaleza e em outras capitais do Brasil, além de secretários municipais e vereadores.

Durante a reunião, os consultores apresentaram cinco cenários para a implantação do Projeto Urbano Integrado, que também prevê estações de embarque e desembarque, criação de ciclovias, parques, vias paisagísticas e de um complexo histórico na área da antiga estação ferroviária, nas imediações do Clube dos Fumicultores de Arapiraca.

No primeiro cenário, o Veículo Leve sobre Trilhos cortará toda a área central da cidade, por meio de um ramal com 6 km de extensão. Ainda de acordo com o projeto, o segundo ramal seguiria até o campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com 11 quilômetros de extensão, totalizando investimentos da ordem de R$ 259 milhões, com recursos da Prefeitura de Arapiraca, Governo de Alagoas e Governo Federal.

“Quero parabenizar o prefeito Luciano Barbosa pelo projeto. Fiquei impressionado com a qualidade técnica do projeto e vamos trabalhar nisso juntos”, afirmou o governador Renan Filho.

Por sua vez, o prefeito Luciano Barbosa reforçou a parceria com o governo estadual e lembrou de outros dois projetos urbanísticos, citando a complementação da Marginal do Riacho Piauí e a criação do Horto Florestal como Área de Proteção Ambiental (APA),na área urbana de Arapiraca.

Ao final da reunião, o prefeito Luciano Barbosa entregou ao governador os projetos desenvolvidos pela equipe técnica para a execução de obras do Programa Pró- Estrada em Arapiraca.

A proposta prevê a criação de acessos com vias asfaltadas a povoados e a pavimentação de ruas em bairros da área central e da periferia da cidade, num total de 50 km em todo o município.

Tags: