Geral

Imunização contra a covid depende das duas doses; cuidados devem ser mantidos

07/03/2021
Imunização contra a covid depende das duas doses; cuidados devem ser mantidos

Arapiraca vivencia um passo decisivo para dar o fim a pandemia de coronavírus, com a imunização da população, que está acontecendo desde 21 de janeiro para o grupo prioritário.

Mas, é muito importante deixar claro que a imunidade depende da aplicação das duas doses da vacina, seja ela Coronavac/Butantan ou AstraZeneca/Oxford. E mesmo após a aplicação da segunda dose, o corpo leva um tempo para criar a resposta imune.

De acordo com nota do Instituto Butantan, por exemplo, cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa.

“Em geral, em duas semanas após a segunda dose, estaremos protegidos, pois esse é o tempo que nosso sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células”, diz trecho da nota.

Os dados do Butantan são embasado nos testes clínicos feitos no processo de elaboração da CoronaVac. “Ainda vale lembrar que uma quantidade ainda maior de anticorpos pode ser registrada até um mês após o fim da vacinação, também variando de indivíduo para indivíduo.

Segurança comprovada

Tanto Coronavac como AstraZeneca, ambas as vacinas aplicadas em Arapiraca para o grupo prioritário, possuem segurança comprovada e garantem uma boa resposta imunológica.

No caso da Coronavac, a eficácia geral de 50,38%, ou seja, menos da metade da população vacinada pode adoecer, mas, caso adoeça, a coronavac tem 100% de eficácia, garantindo que a forma grave da doença não apareça.

Já a AstraZeneca é um pouco diferente. A Universidade de Oxford, responsável pelo desenvolvimento da vacina, divulgou que a eficácia geral é de 70%.

Um estudo publicado no início de fevereiro pela revista The Lancet aponta que a vacina de Oxford já aponta eficácia entre o 22º e o 90º dia de aplicação da primeira dose. O que é muito importante, já que, em Arapiraca, essa vacina está sendo destinada para os idosos, que fazem parte do grupo de risco.

Cuidados devem ser mantidos

Os cientistas que trabalharam no desenvolvimento das vacinas são unânimes ao ratificar a necessidade de manter os cuidados mesmo após a aplicação das duas doses.

É muito importante esperar que garante parte da população tenha sido imunizada antes de os antigos hábitos serem retomados, para evitar contaminar outras pessoas, já que o indivíduo que tomou a vacina ainda pode transmitir o vírus.

Mesmo após a imunização, ainda será preciso manter medidas de segurança, como distanciamento social, uso de máscara e a higienização constante das mãos.