Alagoas

Governo e Instituto Ayrton Senna iniciam segunda etapa do programa Volta ao Novo

18/03/2021
Governo e Instituto Ayrton Senna iniciam segunda etapa do programa Volta ao Novo

Parceria firmada ano passado terá segunda fase voltada ao aprofundamento de gestores e educadores, para que levem competências trabalhadas às aulas

O Governo de Alagoas e o Instituto Ayrton Senna (IAS) deram mais um passo rumo à implantação do programa Volta ao Novo na rede estadual de ensino. Por videoconferência, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Educação, Fábio Guedes, se reuniram nesta quarta-feira (18) com representantes do IAS e da BRK Ambiental, que é patrocinadora da iniciativa, para oficializar o início da segunda fase do projeto.

O programa oferece suporte ao planejamento da futura retomada às atividades presenciais, garantindo o acolhimento de professores e estudantes, com ênfase nas competências socioemocionais: resiliência emocional, abertura ao novo, autogestão, amabilidade e engajamento com os outros. Nesse processo os alunos aprendem, dentro do currículo escolar, atitudes e habilidades para lidarem com as emoções.

“Serei um grande entusiasta desse projeto e vou trabalhar para que a gente construa um ambiente de mais oportunidade, de otimismo, para que juntos possamos construir um Estado melhor para todo mundo”, afirmou o governador.

Segundo a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, o programa Volta ao Novo pretende preparar os estudantes para os desafios do futuro. “O trabalho feito nesse projeto pode ser aplicado de maneira imediata à situação da pandemia, porque quando as aulas presenciais forem retomadas, os profissionais vão ter que acolher essas crianças com todos os danos provocados pelas situações adversas que enfrentaram. Portanto, é fundamental desenvolver essas habilidades, como persistência, foco, disciplina e aplicá-las numa situação real como a que estamos vivendo para que eles consigam seguir em frente”, disse.

Na primeira etapa, os profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foram preparados para lidar com os possíveis efeitos do isolamento social e para garantir o bem-estar de estudantes e educadores nesse período de incertezas. Eles elaboraram um projeto de formação que ficou em segundo lugar em todo o país e garantiu a realização da segunda fase do Volta ao Novo sem custos para o Estado.

O secretário Fábio Guedes explicou que o projeto segue com a segunda etapa já em andamento. “Agora as capacitações para gestores e educadores serão aprofundadas, para que eles levem essas competências para a sala de aula e para sua convivência no ambiente de trabalho. Sabemos que a pandemia afetou muito o psicológico de todos e essa parceria vai contribuir para a melhoria nas relações interpessoais no ambiente escolar”, explicou o secretário.

Durante a videoconferência, o governador Renan Filho também destacou os avanços conquistados na educação alagoana nos últimos anos. “Nós conseguimos corrigir a distorção idade-série, melhoramos a qualidade, aproximamos a educação do professor e também demos protagonismo para o diretor da escola. Este ano, por exemplo, vamos transferir R$ 40 milhões direto para as escolas, para que elas possam se organizar antes de voltar às aulas presenciais”, disse.

A implementação do programa em Alagoas é uma iniciativa patrocinada pela BRK Ambiental, empresa que venceu o leilão da concessão, pelos próximos 35 anos, dos serviços de distribuição de água e de esgotamento sanitário nos 13 municípios da região Metropolitana de Maceió.

“Essa parceria trata de dois setores que são capazes de impactar positivamente o desenvolvimento socioeconômico do país. Com profissionais de ensino preparados e acesso ao saneamento básico, as crianças e jovens do Brasil estarão preparados para um futuro melhor”, reforçou a CEO da BRK Ambiental, Teresa Vernaglia.

Também presente ao encontro, o diretor da empresa em Alagoas, Fernando Mangabeira, reafirmou o compromisso com o desenvolvimento do estado. “Investir em educação, assim como em saneamento, transforma a vida das pessoas. A BRK está chegando em Alagoas e, pelo menos nos próximos 35 anos, estaremos aqui com o propósito de contribuir para levar mais qualidade de vida à população”.