Geral

Brinquedoteca comunitária é criada em Arapiraca com apoio da Uneal

02/03/2021
Brinquedoteca comunitária é criada em Arapiraca com apoio da Uneal

Brinquedoteca

Profissionais da Universidade Estadual de Alagoas prestaram consultoria para a montagem da Brinquedoteca Comunitária Água de Beber da Associação Federativa de Capoeira De Alagoas, localizada no bairro Senador Teotônio Vilela, em Arapiraca, por meio do programa de extensão Probrincar, coordenado pela professora Claudia Rêgo.

“A consultoria para montagem de Brinquedotecas Comunitárias em instituições sem fins lucrativos e em escolas públicas configura-se em uma das ações do Programa de Formação para o Planejamento de Espaços e Tempos para Brincar,  vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação Infantil (GEPEI) e Núcleo de Estudos Afro Brasileiro (NEAB) da Uneal, explicou Claudio Rêgo.

Para o presidente da Associação, Lázaro da Silva Lopes,  “a consultoria da Uneal, através do Probrincar, foi fundamental para a concretização desse sonho: um espaço que oferecerá atividades lúdicas com segurança e qualidade para as crianças e adolescentes da comunidade”.

O trabalho foi parabenizado pelo pró-reitor de Extensão da Uneal  Carlindo de Lira. “A Brinquedoteca Água de Beber representa a oportunidade para que as crianças do bairro Senador Teotônio Vilela brinquem livremente, tendo na garantia de seu direito ao brincar com  o acesso a brinquedos e a diversas atividades lúdicas”, destacou.

Também participaram dessa primeira consultoria os arquitetos Jaciel Guilherme e Amanda Cristina, as pedagogas Claudia Rêgo e Surama Angélica,  a assistente social e estudante de pedagogia da Uneal Cici Sandes e o professor doutor Clébio Araújo.

As instituições sem fins lucrativos e escolas interessadas em consultoria para montagem de brinquedotecas devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Conheça mais o Probrincar

O Probrincar está presente em diversos campi da Uneal, fortalecido com a participação da professora doutrora Adelina Maria Salles Bizarro, vice-coordenadora do programa, e com a coordenação pedagógica das docentes Carla Manuella de Oliveira Santos (Campus II- Santana do Ipanema), Samara Cavalcanti da Silva Melo (Campus III- Palmeira dos Índios) e Maria das Graças Correia Gomes (Campus  V-União dos Palmares).

O Probrincar conta também com o apoio das monitoras voluntárias Bruna Cordeiro da Silva e Camila de Oliveira Barbosa,  do Curso de pedagogia do Campus I- Arapiraca.