Geral

5º Centro de saúde irá atender apenas casos de síndromes gripais

06/03/2021
5º Centro de saúde irá atender apenas casos de síndromes gripais

À partir desta segunda-feira, 8, o 5º Centro de Saúde, localizado no Centro, irá funcionar exclusivamente como Centro de Síndrome Gripal.

A decisão é uma resposta ao aumento nos atendimentos aos casos suspeitos de COVID-19, desafogando assim o trabalho realizado na Unidade Sentinela.

A informação foi repassada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que tem a frente a médica infectologista, Luciana Fonseca.

A medida faz parte de uma série de ações tomadas esta semana pela Prefeitura de Arapiraca visando a diminuição dos contágios do vírus no município.

Seguem as alterações dos serviços prestados no 5º Centro de Saúde:

1 – As duas equipes do PACS, sala de curativos, sala de vacina e demais serviços do 5º Centro passarão a funcionar na UBS Baixão, na Rua Antônio Marroquim (por trás do Estádio Municipal).

2 – As urgências clínicas que são atendidas no Pronto Atendimento serão referenciadas para as “Unidades de Saúde na Hora”, que funcionam nos bairros Canafístula, Primavera, Planalto, Bom Sucesso, e Cacimbas, além do 3º e 4° Centro, no Santa Edwiges e Itapoã;

3 – Os profissionais que atuam no Pronto Atendimento passam a atender os pacientes com síndrome respiratória, cumprindo todo o protocolo de atendimento da COVID-19;

4 – Provisoriamente fica suspensa a atividade de administração de vacinas aos finais de semana. Os usuários que tem agendamento de vacinação para os sábados e domingos, inclusive a vacina antirrábica humana, devem dirigir-se à UBS Baixão ou a UBS mais próxima de sua residência para realizar a vacinação nas segundas-feiras. A imunização para Febre Amarela, continua sendo administrada todas as sextas- feiras;

5 – A emissão da Declaração de Óbitos de ocorrência em domicílio deverá ser emitida pelos profissionais médicos da Unidade de Saúde de referência e das Unidades do Saúde na Hora, de segunda a sexta-feira. Já nos finais de semanas e feriados ficará sob a responsabilidade dos médicos que atuarão no Centro de Síndrome Gripal.