Geral

Vacinação para trabalhadores da Atenção Básica começa nesta segunda (22)

19/02/2021
Vacinação para trabalhadores da Atenção Básica começa nesta segunda (22)

Até 18 de fevereiro, 19.627 profissionais da saúde residentes em Maceió já tinham sido imunizados. Foto: Polyanna Monteiro. Ascom/Sms

Mais um grupo de profissionais da saúde será vacinado contra a COVID-19 pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na próxima segunda-feira(22). Agora, quem receberá a primeira dose do imunizante serão os trabalhadores da saúde que atuam na Atenção Básica do 1º, 2º, 3º, 5º e 8º Distritos Sanitários. A expectativa é de que, em 48 horas, 1.149 profissionais estejam vacinados.

Para esta etapa, as doses administradas serão da vacina Coronavac, do laboratório Sinovac. A imunização será realizada pelas próprias salas de vacina das unidades, que receberão da Gerência de Imunização da SMS o quantitativo de doses equivalente ao número exato de profissionais da saúde que atuam na unidade.

Vale ressaltar que o público alvo a ser imunizado desta vez contempla apenas aqueles trabalhadores que estão em atividade. Profissionais que se encontram afastados devido aos decretos serão contemplados quando forem disponibilizadas vacinas para todos os trabalhadores de saúde.

A localização foi o critério usado para definir as primeiras Unidades de Saúde a receberem as vacinas. Tiveram prioridade as unidades que ficam em bairros de maior incidência de casos. Para isso, avalia-se a intensidade com que a doença se propaga, que é medida a partir da frequência ou probabilidade de ocorrência de casos novos da Covid-19 em um determinado território.

Uma incidência alta significa alto risco dos moradores adoecerem. Essa taxa de incidência pode ser conferida nos Boletins Epidemiológicos disponíveis em: http://www.maceio.al.gov.br/sms/boletim-coronavirus/.