Geral

Taxa de letalidade da covid-19 em Arapiraca é uma das menores de Alagoas

19/02/2021
Taxa de letalidade da covid-19 em Arapiraca é uma das menores de Alagoas

O trabalho de testagem da população desenvolvido pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, e pelo Governo do Estado, tem feito com que o combate ao coronavírus em Arapiraca seja destaque.

A taxa de letalidade da doença na Capital do Agreste está entre as os menores em Alagoas. De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), publicado nessa quarta-feira (17), Arapiraca apresenta uma taxa de letalidade de 1,35%. Em outras palavras, uma morte é registrada a cada 74 casos confirmados.

Para exemplificar melhor, a média de todo o Estado de Alagoas, segundo o levantamento, é de 2,3%. Em Maceió, a taxa de letalidade é ainda maior, 2,7%.

Arapiraca, conforme Boletim COVID-19 Estadual, apresenta a maior taxa de incidência do estado. E isso é, também, reflexo da ampla testagem da nossa população, além da dificuldade de mantermos o isolamento social, problemática vivenciada em todo o Estado e também no Brasil.

“Quem mais testar a sua população, possivelmente estará entre os que apresentam maiores taxas de incidência”, afirma o coordenador de Monitoramento, Análise e Informação em Saúde de Arapiraca, o enfermeiro e sanitarista Evandro Melo.

“Uma das maiores lutas da Prefeitura de Arapiraca é, também, minimizar a subnotificação de casos da Covid-19, pois assim conseguimos ter um panorama cada vez mais próximo da realidade, permitindo a adoção de medidas mais assertivas e oportunas no enfrentamento desta pandemia”, continuou o coordenador.

“Já foram realizados mais de 25 mil testagens em nossa população entre Testes Rápidos, Sorologias ECLIA e Testes RT-PCR (coletas Swab). Isso significa dizer que já testamos quase 11% da nossa população, e esse é um dado expressivo. Mas, é muito importante deixar claro que precisamos manter o uso de máscara, higienização frequente das mãos, e evitar aglomerações, pois a pandemia segue em alta em Alagoas e precisamos poupar vidas”, finalizou o coordenador.

Arapiraca conta, atualmente, com uma Unidade Sentinela mantido pela prefeitura, e com um Centro de Triagem mantido pelo Governo de Alagoas. Ambos dispõem de atendimento e testes para toda a população que apresentar sintomas da doença.