Artigos

Para Viver Melhor

17/02/2021
Para Viver Melhor

          Da minha querida irmã caçula Professora Tereza de Jesus Veiga Rocha, radicada na Terra de Fausto Cardoso, recebi valoroso livro intitulado “Para Viver Melhor” do sacerdote/jornalista/radialista José Maria Alimbau Argila, muito conhecido na Espanha pelas grandes contribuições às novas gerações. Trata-se de mensagens que influenciam o viver do cotidiano, e, principalmente, no que tange ao aprimoramento dos pensamentos intrínsecos a cada indivíduo.

          Parodiando Santo Agostinho (354-430): Nós cantamos aqui na terra os louvores de Deus, como um dia os cantaremos no céu. Aqui, cantamos temerosos; no céu, cantaremos seguros. Aqui como pessoa que deve morrer; lá, como possuidores de vida eterna. Aqui na esperança: lá, na realidade. Aqui como no desterro, lá como na pátria. Cantamos não para nos entregar ao descanso, mas para aliviar-nos dos trabalhos e das penas. Cantai, irmãos, como cantam os que empreendem uma viagem…sem nos determos! Cantai e caminhai, para frente, progredindo sempre no bem! Cantai e caminhai; progredindo na fé e na pureza de costumes! Sim, cantai e caminhai.

      O autor, por sua vez, usou as temáticas atuais: Abnegação, Acolhida, Adversidade, Agradável, Alegria, Amabilidade, Amargura, Ambição, Amizade, Amor, Amor-próprio, Angústia, Atitude, Beleza, Bondade, Cantar, Conhecimento, Consolar, Contentamento e Conversão.

          A bem da verdade, outros temas foram inseridos, a saber: Dicas para não ficar triste e viver melhor – Um dos monges do deserto perguntou ao abade Pastor, mestre espiritual já ancião, muito venerado na Escitia: O que devo fazer para obter a paz e viver contente e alegre como o senhor abade Pastor? O abade ancião contestou-lhe: Se deseja ter paz, sossego e experimentar o contentamento e a alegria interior aqui, nesta vida, e também na próxima…. em qualquer conflito ou diferença com outro, diga: Quem sou eu? E jamais julgue nem difame…ninguém.

            No momento, experimento a viuvez inesperada. Este livro trouxe-me conforto e lições sábias para encarar a realidade. Almejo que minha companheira de cinquenta anos de vida em comum – Aurilene Morais da Veiga – desfrute da paz eterna ao lado de nosso filho Francis Lawrence Morais da Veiga. Deus lhes dê guarida na Sua Mansão Celestial.