Geral

Luciano debate projetos para o fortalecimento da cidadania e segurança em Arapiraca

19/02/2021
Luciano debate projetos para o fortalecimento da cidadania e segurança em Arapiraca

Ex-comandante do 3º BPM, coronel Enio Bolivar, e secretários municipais participaram da reunião, nesta sexta-feira (19) Fotos: Pablício Vieira (Ascom)

Cuidar das pessoas e dos espaços públicos com ações efetivas, voltadas ao fortalecimento da cidadania e da segurança de cada morador de Arapiraca.

Esse foi o tema central da reunião ocorrida nesta sexta-feira (19), no Centro Administrativo Municipal, entre o prefeito Luciano Barbosa e o ex-comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, em Arapiraca, coronel Enio Bolivar, e o também coronel da reserva da PM de Alagoas Dorgival Alves.

O encontro também contou com a presença da secretária municipal de Gestão Pública, Ariluce Cerqueira; procurador-geral do município, advogado Victor Carvalho, e a secretária-interina de Infraestrutura e Serviços Públicos, engenheira Maria Caroline.

O prefeito Luciano Barbosa, na ocasião, solicitou a criação de projeto conjunto na área da segurança pública, como a criação de políticas sociais em parceria com os diversos segmentos da comunidade arapiraquense.

Dentre os assuntos abordados na reunião, Luciano citou a reativação e fortalecimento do Conselho Municipal de Segurança e a implantação de meios que utilizem recursos técnicos e de mão de obra especializada para servir melhor os cidadãos e à qualidade de vida das pessoas.

Durante a reunião, o coronel Enio Bolivar lembrou de sua experiência na Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social, em Maceió, juntamente com o coronel Dorgival.

“A criação de comitês de bairros, com apoio das guardas municipais, participação de moradores e a implantação de sistemas de avaliação, estatísticas e videomonitoramento dos logradouros são instrumentos importantes para esse trabalho conjunto”, salientou.

Após a reunião, ficou agendado um novo encontro para o mês de março, com vistas à efetivação do projeto, que tem como propósito maior a criação de um órgão que execute as políticas de segurança pública com o acompanhamento e participação do poder público e da sociedade local.