Geral

JHC é empossado prefeito virtualmente; Galba Neto, eleito presidente da Câmara

01/01/2021
JHC é empossado prefeito virtualmente;  Galba Neto, eleito presidente da Câmara

Posse virtual de prefeito, vice e vereadores

Os vereadores eleitos na eleição do ano de 2020, assim como o ex-deputado federal JHC e o ex-governador Ronaldo Lessa foram empossados em cerimônia virtual no dia de hoje (1).

Segundo o vereador reeleito Kelmann Vieira (MDB), durante os seis anos que presidiu a Casa de Mário Guimarães na gestão do ex-prefeito Rui Palmeira (PSDB), a relação entre os poderes Executivo e Legislativo foi a melhor possível.

“Todos os projetos que foram para beneficiar a sociedade maceioense em geral, foram analisados, amplamente discutidos e aprovados, a exemplo dos Empréstimos aprovados para as milhares de obras realizadas, como é o caso da Ecovianorte”, declarou.

JHC é empossado

Já o prefeito empossado JHC, disse que ele, o seu vice e os vereadores eleitos são inquilinos do poder. “O povo é o dono dos nossos mandatos e infelizmente nos últimos oito anos, a nossa Maceió foi abandonada, por conta da inércia da ex-gestão, o que acabou prejudicando o povo em geral. A nossa vontade de trabalhar é enorme, porém a nossa responsabilidade é muito maior”, afirmou.

Para o vice-prefeito Ronaldo Lessa, todos que passaram na Câmara de Vereadores de Maceió, ao longo desses anos merecem ser homenageados, assim como todos que participaram do pleito, a Justiça Eleitoral e Ministério Público. “Saúdo os que perderam entes queridos na atual pandemia, além dos que foram às ruas crendo em um futuro melhor”, pontuou.

m grupo de vereadores chegou a questionar, judicialmente, a determinação da Mesa Diretora da CMM pela realização da sessão virtual, mas ontem (31) a juíza Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas decidiu liminarmente pela manutenção do formato online. A magistrada destacou que a Mesa Diretora agiu seguindo as recomendações do Ministério Público Estadual.

Vereadores

Com 14 novatos, a atual legislatura começa “rachada” entre os grupos de situação, composto por 14 vereadores, e oposição, com 11 integrantes. A divisão que já se desenhava nos bastidores veio oficialmente a público com o anúncio da candidatura de Galba Novaes Netto (MDB) à presidência da Casa, em chapa que tem Luciano Marinho (MDB) na vice-presidência e o ex-vice prefeito, Marcelo Palmeira (Podemos), na primeira-secretaria.

Em nota encaminhada à imprensa, o grupo dos 11 acusou o prefeito eleito de interferir na eleição para Mesa Diretora da Casa de forma pouco democrática, com pressões e negociações para distribuição de cargos, comprometendo a independência do parlamento.

Do outro lado, o bloco dos 14 acusou a atual Mesa Diretora, presidida por Kelmann Vieira (MDB), de utilizar subterfúgios para interferir na eleição do futuro comando da Casa, já que Vieira integra o grupo dos 11.

Os 14 vereadores da situação participaram, junto com o prefeito eleito, da solenidade virtual reunidos na Associação Comercial de Maceió.

Após a posse, os edis elegeram Galba Netto presidente da Câmara de Maceió para o biênio 2021-2022, por 14 a 11 votos.

Veja quem são os 25 novos vereadores da capital:

Delegado Fábio Costa (PSB)

Luciano Marinho (MDB)

Kelmann (Podemos)

Chico Filho (MDB)

Gaby Ronalsa (DEM)

Francisco Sales (PSB)

Fernando Hollanda (MDB)

Davi Davino (Progressistas)

Galba Novaes (MDB)

Aldo Loureiro (Progressistas)

Marcelo Palmeira (PSC)

Oliveira Lima (Republicanos)

Zé Marcio Filho (PSD)

Brivaldo Marques (PSC)

Siderlane Mendonça (PSB)

Eduardo Canuto (Podemos)

Teca Nelma (PSDB)

Olívia Tenório (MDB)

Silvânia Barbosa (PRTB)

Cal Moreira (PSC)

Leonardo Dias (PSD)

João Catunda (PSD)

Joãozinho (Podemos)

Samyr Malta (PTC)

Dr. Valmir (PT)