Geral

Cesmac forma primeiros Médicos Residentes em Medicina do Trabalho e de Família e Comunidade

21/01/2021
Cesmac forma primeiros Médicos Residentes em Medicina do Trabalho e de Família e Comunidade

Cesmac- forma- primeiros- Médicos -Residentes -em -Medicina -do- Trabalho- e- de -Família- e- Comunidade-(32)

O Centro Universitário Cesmac realizou a Formatura da primeira turma de Médicos Residentes dos Programas de Medicina do Trabalho e Medicina da Família e Comunidade. A turma recebeu o nome da professora Marilurdes Monteiro Barros, coordenadora da Comissão de Residência Médica – COREME/Cesmac. A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, funcionando em instituições de saúde como hospitais escola, onde os pós-graduandos realizam atividades profissionais sob a orientação de médicos especialistas.

A solenidade, que teve transmissão ao vivo pelo Canal Oficial do Cesmac no Youtube, aconteceu no Complexo de Inovações Pedagógicas com a presença de público reduzido por conta da pandemia, incluindo: presidente da Comissão Estadual de Residências Medicas de Alagoas (CEREM/AL), Fernando Fidelis; Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Prof. Dr. Giulliano Anderlini, Coordenadores geral do curso de Medicina Dr. André Falcão, e Adjuntos Dra. Ivonilda Maia e Prof. Dr. Marcos Leal, além do Conselheiro da Fundação Educacional Jayme de Altavilla (FEJAL/Cesmac) Dr. Pedro Alves. Teve ainda a entrega de certificados aos formandos feita pela Profa. Larissa de Sá.

Participaram remotamente o vice-reitor Prof. Dr. Douglas Apratto e a representante da Comissão de Residência Médica de Pernambuco (COREME/PE) Dra. Liana Albuquerque, médica neonatologista da UTI Neonatal e supervisora da Residência Médica do Hospital Agamenon Magalhães (PE).

No Cesmac, o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, que formou as médicas Maria Carolina Malheiros de Souza e Larissa Virginia Lins de Alencar Silva, promove integração à assistência médica do SUS, bem como a cooperação com os serviços de saúde do estado e do município, com atividades médicas em unidades básicas de saúde municipais, contemplando ainda a extensão para unidades de atenção secundária e terciária, com estágios em urgência e emergência clínica, no Hospital Geral do Estado (HGE) e UPAS.

Programa de Residência Médica em Medicina do Trabalho, que formou o médico Wellington Moreira da Silva, é a especialidade médica que tem por objetivo assegurar ou facilitar aos indivíduos e ao coletivo de trabalhadores a melhoria contínua das condições de saúde, nas dimensões física e mental, além da interação saudável entre as pessoas e com o ambiente social e o trabalho. Contempla a prevenção e a assistência ao trabalhador vítima de acidente, doença ou incapacidade relacionada ao trabalho e para a promoção da saúde, do bem-estar e da produtividade dos trabalhadores. O Programa conta com estágios nos centros de referência em saúde do trabalhador, em ambulatórios do próprio Cesmac, além de estágios em empresas privadas e ainda em urgência e emergência, no Hospital Geral do Estado (HGE) e UPAS. Saiba mais em cesmac.edu.br/residenciamedica .