Alagoas

Alagoas terá calculadora de nota do ENEM

25/01/2021
Alagoas terá calculadora de nota do ENEM

A TRIEduc, o Maceió Isoladas e o Especialista em ENEM Mateus Prado estão oferecendo para os candidatos ao Enem 2021 uma calculadora de nota no site Sua Nota do Enem. Na calculadora o aluno coloca como que ele preencheu o gabarito do ENEM 2020 e aí ela simula a nota. Para isto, a TRIEduc utiliza os microdados do ENEM de 2013 a 2019 e os extrapola para chegar a nota próxima da que o aluno terá quando saírem as notas do ENEM. No ENEM a nota é dada pelo caminho (constructo) e não pelo número de acertos.

Diego Camacho, Diretor de Dados da empresa, destaca que “com a TRI, a nota do aluno não representa um desempenho individual absoluto, mas sim a posição que ele ocupou na escala onde todos os demais participantes também são incluídos. Essas escalas são como uma reta numérica, em que os números representam posições. Para construí-las, a cada edição do Enem a dificuldade das questões é equalizada com a escala de proficiência padronizada do exame, o que faz com que os resultados possam ser comparáveis ano a ano, mesmo com a aplicação de provas diferentes em públicos distintos”.

Mateus Prado, especialista em ENEM, destaca que “uma simuladora bem feita, que utilize todos os parâmetros necessários e que tenha como base os microdados do ENEM de anos anteriores, consegue chegar a um resultado agora bem parecido com o que o aluno vai ter quando sair a nota oficial do exame”. Em 2019 a simuladora do site Sua Nota do ENEM teve erro médio de só 17 pontos.

O Professor Philippe Alves, do Maceió Isoladas, explica que os alunos de Alagoas que entrarem na plataforma irão ter bem mais que a simulação da nota. Philippe diz que “o Isoladas se preparou para entregar para os alunos do estado de Alagoas uma análise mais clara e que ajude o planejamento de estudos para quem for fazer de novo o ENEM no fim deste ano. Vamos apresentar para cada aluno que quiser uma régua com a coerência exata que ele teve no ENEM, ninguém nunca fez isto antes”.

A régua de coerência que o Isoladas Macéio irá apresentar tem base nos parâmetros da TRI utilizados pelo ENEM, por ela dará pra ver exatamente quais foram as questões que o aluno acertou mas que a TRI entendeu que ele não sabia e também para ver quais questões ele sabia mas que por algum motivo errou. A regra de coerência no Enem também permite que cada aluno consiga fazer um plano de estudos que não inclua o que ele já sabe e que não comece por onde, no momento, ainda é muito difícil ele aprender. O objetivo é traçar trilhas de aprendizagem eficazes que resulte em melhor resultado para cada aluno. Com base na Educação Adaptativa, nas Tecnologias de Dados da Educação e nos Microdados do ENEM a régua que será apresentada pelo Macéio Isoladas é uma ação inovadora em Alagoas e em todo em todo o país. Foi desenvolvida pelo Isoladas Macéio com base na versão Digital do SAT (Sistema de Avaliação Americano).