Geral

Tradição e cultura marcam a noite de abertura do Natal dos Folguedos

05/12/2020
Tradição e cultura marcam a noite de abertura do Natal dos Folguedos

O Fandango do Pontal da Barra e do Coco de Roda Xique Xique saudaram o público na abertura da quarta edição do Natal dos Folguedos, na noite de sexta-feira (4), na Praça Multieventos. Sons, ritmos e cores mostraram a força de nossas manifestações artísticas e a identidade de um povo que mantém viva sua identidade cultural. Os shows de Tião Marcolino e Mel Nascimento deram um brilho mais à festa.

Fandango do Pontal se apresenta e dá exemplo de prevenção à covid-19 com o uso da máscara. Foto: Marco Antônio/Secom

Quem esteve na Multieventos pode conferir o cuidado que os organizadores tiveram para garantir a segurança de todos, obedecendo todas as normas sanitárias de prevenção à covid-19, como prevê o Protocolo de Biossegurança elaborado especificamente para o evento e os decretos estadual e municipal de contenção à disseminação do coronavírus.

Além da limitação de público a 300 pessoas e o cumprimento do distanciamento entre as mesas para evitar aglomerações, as normas de higienização foram seguidas à risca, com a instalação de tapetes sanitizantes, medição de temperatura, instalação de grades para o controle de fluxo na entrada, álcool em gel por todo o espaço, além de um serviço eficaz de orientação, para garantir a tranquilidade da festa e o bem-estar do público.

Acesso ao local foi limitado a 300 pessoas e teve medição de temperatura e oferta de álcool em gel. Foto: Marco Antônio/Secom

As crianças tiveram seu cantinho especial garantido e puderam se divertir em segurança no Espaço Kids e tirar fotos com o Papai Noel. Também foi criado um espaço para a venda de artesanato feito por artistas da terra.

Os apreciadores da culinária local puderam se deliciar com pratos vendidos ao preço de R$ 15,00. Promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Feira Gastronômica conta com a participação de 11 empresas associadas: Rota 82, Papa Fritas, Budega da Macaxeira, Maria Coxinha, Açaí Brasil, Sucreepe, Lud House, In Natura, Caatinga Rocks, Hop Bros e Lira’s Burguer.

Até o dia 20 de dezembro, muitas atrações passarão pelo Palco da Praça Multieventos. Teremos apresentações de coco de roda, pastoril, fandango, bumba meu boi, guerreiro, baianas, ciranda, samba de roda, bandas de pífanos, grupos afros, artistas e bandas locais.

No palco, apresentações animaram a abertura do Natal dos Folguedos. Foto: Marco Antônio/Secom

Neste sábado (5), quando Maceió comemora seu aniversário de 205 anos, a festa fica por conta do forrozeiro Lula Sabiá, o Boi Treme Terra, o Guerreiro Mensageiro de Padre Cícero e Jaques Setton, a partir das 19h. A projeção mapeada, prevista para as 20h, contará a trajetória cultural das atrações da noite.

Já consolidado no calendário cultural da cidade, o Natal dos Folguedos 2020 é promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e Secretaria Municipal de Turismo e Lazer (Semtel), com o apoio das secretarias municipais de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), além das Superintendências Municipais de Transporte e Trânsito (SMTT) e de Iluminação Pública (Sima).

O evento conta ainda com patrocínio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL) e apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL) e Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB).

Veja a programação completa do Natal dos folguedos, acessando: http://www.maceio.al.gov.br/2020/12/confira-a-programacao-do-natal-dos-folguedos/