Geral

Semiexpressas: viagens criadas na gestão Rui Palmeira agilizam deslocamento da população

07/12/2020
Semiexpressas: viagens criadas na gestão Rui Palmeira agilizam deslocamento da população

Com a criação das viagens semiexpressas, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), tornou o percurso de algumas linhas de ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) mais rápido e dinâmico, reduzindo em até 20 minutos o tempo de deslocamento da população. O serviço, que foi implantado durante a gestão do prefeito Rui Palmeira, já contabilizou mais de 215 mil embarques desde que passou a funcionar na capital, em 2018.

Atualmente, cinco linhas de ônibus realizam as viagens semiexpressas em Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Atualmente, as linhas 907 – Trapiche/ Ufal, 223 – Ipioca/ Mercado, 704 – Benedito Bentes/ Ponta Verde (Via Santa Lúcia), 716 – Clima Bom/ Ponta Verde e 604 – Eustáquio Gomes/ Cruz das Almas realizam as viagens semiexpressas em Maceió. Esses coletivos circulam de segunda a sexta-feira, em horários específicos, para proporcionar mais conforto e agilidade aos usuários do SIMM que possuem o Cartão Bem Legal em qualquer modalidade.

Para facilitar a identificação dos passageiros, os ônibus semiexpressos são sinalizados com um adesivo indicando o tipo da viagem e informando que o coletivo só aceita o pagamento da tarifa via Cartão Bem Legal. Os horários das viagens podem ser consultados pelo aplicativo CittaMobi.

“As viagens semiexpressas fazem parte da série de inovações implementadas no transporte público de Maceió nos últimos anos e são consideradas um sucesso. A redução no tempo registrada nessa modalidade de viagem é bastante positiva e impacta diretamente na vida do maceioense, pois permite que os usuários do SIMM economizem o seu tempo e o apliquem em outras atividades ao longo do dia”, explicou a diretora do SIMM, Paula Isanelle.

Trajetos das linhas semiexpressas

A linha 907 – Trapiche/ Ufal sai do terminal do Trapiche da Barra. Nessas viagens semiexpressas, os passageiros podem embarcar e desembarcar no ônibus até a Rua Professor Loureiro, no bairro da Ponta Grossa. Depois deste ponto, o embarque e desembarque é realizado apenas a partir da Avenida Tomás Espíndola, no bairro Farol.

Embarque nas linhas semiexpressas é exclusivo para quem possui o Cartão Bem Legal em qualquer modalidade. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A linha semiexpressa 704 – Benedito Bentes/ Ponta Verde (Via Santa Lúcia) embarca e desembarca passageiros a partir do primeiro ponto localizado na Avenida Benedito Bentes até o ponto de ônibus próximo ao Makro, na Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins. Após esta parada, o cidadão só poderá embarcar e desembarcar novamente no ponto da Casa Vieira, no Farol. Depois disso, o desembarque para esta linha só é permitido a partir da Praça do Centenário, no Farol.

Com a linha semiexpressa 716 – Clima Bom/ Ponta Verde, os usuários do SIMM podem embarcar no veículo desde o terminal do Clima Bom até o ponto próximo aos Correios da Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro do Tabuleiro do Martins. Depois desta parada, a população pode embarcar e desembarcar novamente no ponto da Casa Vieira, no Farol. Depois disso, o desembarque para esta linha só é permitido a partir da Praça do Centenário, também no Farol.

Os veículos da linha semiexpressa 223 – Ipioca/ Mercado realizam o seu percurso normal, embarcando os cidadãos do bairro de Ipioca e das comunidades vizinhas até a Praça Emílio de Carvalho, em Riacho Doce. Após esta parada, as viagens seguem direto até um shopping localizado em Cruz das Almas, onde os usuários podem começar a desembarcar.

Durante o percurso da semiexpressa da linha 604 – Eustáquio Gomes/ Cruz das Almas, os embarques e desembarques podem ser realizados em todos os pontos que vão desde o Terminal do Eustáquio Gomes até a passarela localizada em frente à Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Após o ponto da Ufal, os passageiros só podem embarcar e desembarcar novamente nos coletivos no ponto de ônibus localizado nas proximidades da Bomba do Gonzaga. Em seguida, o embarque e desembarque dos usuários do SIMM deverá ser feito no ponto de ônibus em frente à garagem da empresa Cidade de Maceió, na Avenida Durval de Góes Monteiro. Logo em seguida, os embarques serão permitidos nos pontos do Makro, no Tabuleiro do Martins; Ibama, no bairro da Gruta de Lourdes; Casa Vieira, no Farol; entrada do Loteamento Planalto, na Avenida Josepha de Mello, no bairro do São Jorge; Atacadão da Avenida Josepha de Mello, em Cruz das Almas; Parque Shopping, em Cruz das Almas; e no Terminal de Cruz das Almas.

Onde obter o Bem Legal para utilizar as semiexpressas

Para confeccionar o Cartão Bem Legal Cidadão é necessário que os interessados apresentem o RG, CPF e um comprovante de residência atualizado. A bilhetagem eletrônica pode ser emitida gratuitamente nos postos fixos do Bem Legal localizados na Rua Buarque de Macedo, no Centro, nos terminais de ônibus do Benedito Bentes, Eustáquio Gomes, Colina, Salvador Lyra e Cruz das Almas, além das ações itinerantes realizadas pela SMTT nos bairros de Maceió.