Geral

Revitaliza Maceió: Prefeitura avança com obras em mais de 200 ruas

31/12/2020
Revitaliza Maceió: Prefeitura avança com obras em mais de 200 ruas

O ano de 2020 foi aquele que impulsionou os serviços de infraestrutura em Maceió. E o responsável por isso é o Programa Revitaliza Maceió que, em um ano, já chegou a mais de 200 ruas da capital em cinco importantes regiões para a mobilidade urbana da cidade.  São obras de esgotamento, drenagem e pavimentação que estão mudando a realidade dos moradores.

A estimativa é de que o programa, quando finalizado, beneficie , diretamente, cerca de 300 mil habitantes. Mas todos os pedestres, motoristas e visitantes da capital também serão beneficiados com uma nova estrutura de mobilidade, novos sistemas de drenagem e melhor qualidade de vida com a ampliação do saneamento básico, por meio das redes coletoras de esgoto.

As localidades que estão recebendo as obras são Clima Bom, Litoral Norte, Santa Lúcia, Tabuleiro do Martins e Cidade Universitária. Essas cinco compõem a área de maior expansão atual de Maceió, necessitando, desta forma, de mais atenção do município.

Foi pensando em trazer mais acessibilidade às regiões e em atender o aumento demográfico local, que a Prefeitura de Maceió conseguiu nos últimos cinco anos a elaboração do projeto, a aquisição dos recursos, realização dos processos licitatórios e, por fim, a emissão das ordens de serviço.

Para o coordenador-executivo do programa Revitaliza Maceió, Vitor Albuquerque, os desafios enfrentados pelo Município para a aquisição dos recursos foram muitos, principalmente porque os projetos, dado as suas dimensões, para serem executados precisavam de financiamento externo.  O país também passava por instabilidade política no momento em que o projeto foi proposto ao banco financiador, com impeachment de presidente e ascensão de novo governo, cujo cenário era incerto. Mas todos os empecilhos foram superados

“Por causa desses fatores e por se tratar de um programa cujos recursos viriam de um banco internacional, o início das obras foram impactados diretamente”, explica Vitor Albuquerque.

A execução das obras em todas as regiões ainda não foi concluída, mas cerca de 200 ruas estão com os serviços em andamento e a conclusão está garantida. “Os serviços já chegaram a todas as regiões propostas pelo Programa Revitaliza Maceió. Fomos prejudicados esse ano pelo período longo de chuva que tivemos e precisamos adiar os prazos, mas muitas ruas já estão com os serviços completos de saneamento, drenagem e pavimentação. Vale lembrar que os recursos já foram garantidos e já é certa a continuação até a conclusão dos serviços”, reforça  Albuquerque.

No Clima Bom, mais de 70 ruas estão com serviços em andamento. No Santa Lúcia, cerca de 40 vias estão recebendo as obras. Mais 40 vias também já estão sendo atendidas na Região Norte e no Tabuleiro do Martins. No caso do Cidade Universitária, que teve o processo de licitação finalizado no final do segundo semestre de 2020, as obras já iniciaram em novembro. Por lá, algumas ruas já estão recebendo serviços de terraplenagem e outras já começaram a ser pavimentadas. O Revitaliza no bairro Cidade Universitária contemplará conjuntos como Gama Lins, Santa Helena, Campo dos Palmares e Jardim Saúde, além da Avenida Alice Caroline que servirá para desafogar o trânsito na região.

Para o secretário de Infraestrutura, Mac Lira, a ação proposta pelo Revitaliza é inédita na capital, porque levou esses tipos de serviços a localidades consideradas pela população como esquecidas pelo poder público.

 “A administração do prefeito Rui Palmeira levou serviços de saneamento, drenagem de águas pluviais e pavimentação a locais nunca atendidos por esses serviços. Isso demonstra o espírito público e impessoal com o qual o prefeito sempre norteou sua administração”, comenta Mac Lira.