Geral

Museu Zezito Guedes abre 2ª Mostra do Salão Arapiraca das Artes nesta sexta (18)

17/12/2020
Museu Zezito Guedes abre 2ª Mostra do Salão Arapiraca das Artes nesta sexta (18)

O coletivo com dez artistas plásticos terá o tema “Olho Mágico – Patrimônios Culturais” e fará parte da 2ª Mostra do Salão Arapiraca das Artes com abertura nesta sexta-feira (18), às 19 horas, no Museu Zezito Guedes, na Praça Luiz Pereira Lima, antiga Praça da Prefeitura, no Centro de Arapiraca.

De estreantes a veteranos, “Olho Mágico – Patrimônios Culturais” mostrará o estilo de cada artista plástico arapiraquense da pintura à escultura e dará ênfase aos patrimônios culturais materiais e imateriais de Arapiraca. Figuras ilustres da cultura local serão homenageadas na mostra.

Com 11 anos de existência, o Museu Zezito Guedes tem abrigado exposições fotográficas e contribuído para divulgar o trabalho dos artistas da terra de Manoel André.

A curadoria e a montagem de “Olho Mágico” são do museólogo Antônio Andrade, que mostrará os trabalhos dos artistas plásticos Marcelo Mascaro, Laércio Moreno, Jackson Lima, Júnior Kowalski, Dija Florentino, Maxuell Canuto, Evoneide Lima, Edimário Calixto, Cícero Brito e Cícero Dário Vieira.

A exposição com pinturas e esculturas ficará no hall de exposições temporárias do Museu Zezito Guedes.

Visitação controlada

Segundo o diretor do museu, Arly Júnior, a exposição “Olho Mágico – Patrimônios Culturais” contemplará duas telas de cada artista plástico e terá um controle para a visitação pública, seguindo as normas de segurança sanitária para evitar a propagação da Covid-19.

“Faremos uma cerimônia de abertura curta com todos os cuidados de prevenção do coronavírus e na próxima semana abriremos a exposição por dois dias nos três turnos para a visitação pública”, explicou Arly Júnior.

Após a abertura de sexta-feira (18), às 19h, o Museu Zezito Guedes abrirá suas portas na segunda-feira (21) e na terça-feira (22), nos períodos da manhã, tarde e noite.

“Este Salão Arapiraca das Artes é de suma importância para a cultura de Arapiraca porque o próprio Museu Zezito Guedes é um ele de integração cultural entre artistas, o público em geral e os alunos da rede municipal de ensino da Secretaria de Educação e Esporte, da Prefeitura de Arapiraca”, afirmou Arly Júnior.

O diretor do museu declarou ainda que na abertura da 2ª Mostra do Salão Arapiraca das Artes haverá chamadas ao vivo com os artistas, através do Instagram do Museu Zezito Guedes: @museuzezitoguedes.

“Dessa forma, as pessoas que quiserem acompanhar a abertura desta exposição coletiva pela rede social, basta acessar o Instagram do museu e assistir as nossas intervenções ao vivo com a participação dos artistas”, convidou Arly Júnior.