Geral

Uncisal promove maior evento científico alagoano na área de saúde

23/11/2020
Uncisal promove maior evento científico alagoano na área de saúde

Pela primeira vez em formato totalmente digital, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) realiza, entre os dias 2 e 5 de dezembro, o maior evento científico do estado na área de saúde. Com o tema Ciência Hoje, o X Congresso Acadêmico e Científico da Uncisal (X Cacun) conta em sua programação com pesquisadores considerados referência nacional, regional e local.

O evento tem início no dia 2 de dezembro, no período da tarde, com a XVIII Jornada de Iniciação Científica. A conferência de abertura está prevista para 19h e será conduzida pela pesquisadora Natalia Pasternak, diretora da versão brasileira do festival de ciências Pint of Science, fundadora da iniciativa Cientistas Explicam e fundadora do blog de divulgação científica Café na Bancada.

O X Cacun conta ainda em sua programação com palestras, mesas redondas, oficinas, workshops e programações culturais. Os interessados podem se inscrever por meio do site oficial do evento (cacun.uncisal.edu.br). Este ano, a programação será exibida de forma online, em virtude das restrições impostas pela pandemia de covid-19.

O evento congrega ações de integração entre pesquisa, ensino e extensão e abriga várias atividades científicas desenvolvidas pelos centros de ensino que compõem a Uncisal, além da Jornada de Iniciação Científica, onde são apresentados os relatórios científicos finais dos bolsistas que desenvolveram pesquisas ao longo do último ano.

“Desde o mês de fevereiro, as equipes da Pró-Reitoria de Extensão e de Pesquisa e Pós-Graduação têm trabalhado para realizar o X Cacun. Ao longo deste percurso, nos deparamos com a pandemia e passamos a pensar em estratégias para a concretização do congresso. De forma inédita, o Cacun será realizado de forma totalmente virtual, alcançando um público abrangente: docentes, discentes, técnicos e o público externo”, ressaltou Margareth Tavares, pró-reitora de Extensão da Uncisal.

A pró-reitora destacou ainda a programação do evento. “O X Cacun contará com a presença de palestrantes conhecidos nacionalmente, como Natália Pasternak e Paulo Saldiva, mas é importante enfatizar que vai contar com os trabalhos dos nossos professores, estudantes, dos nossos técnicos e de toda a comunidade Uncisal”, concluiu Margareth Tavares.

As inscrições estão abertas até o dia 4 de dezembro e a programação está disponível por meio do endereço eletrônico cacun.uncisal.edu.br.