Geral

Sesau faz alinhamento estratégico da Comissão de Transplantes de Órgãos no HE do Agreste

25/11/2020
Sesau faz alinhamento estratégico da Comissão de Transplantes de Órgãos no HE do Agreste

Reunião ocorreu nesta quarta-feira (25), no Hospital de Emergência do Agreste

A  coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, esteve reunida, nesta terça-feira (25), em Arapiraca, com a gerente-geral do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), Bárbara Albuquerque, para articular o realinhamento da equipe que fará parte da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos para Transplantes (CIHDOTT).

Desde o ano passado que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio da Central de Transplantes de Alagoas, vem realizando cursos de formação com os profissionais de saúde do HE do Agreste acerca dos procedimentos técnicos e das normas para a doação de órgãos para transplantes.

Segundo a gerente Bárbara Albuquerque, com a ampliação de 40 para 120 leitos e os investimentos por parte do Governo de Alagoas, o hospital passou a ter as condições exigidas pelo Ministério da Saúde, para criar a comissão interna e a posterior realização dos procedimentos, incluindo o processo de identificação, captação e doação de órgãos.

“Com o apoio da Sesau, estamos avançando nas medidas para a implantação efetiva da nossa comissão interna, que vai coordenar todo o processo de identificação, captação e doação de órgãos”, acrescentou Bárbara Albuquerque.

Além da equipe diretiva, a reunião também contou com a participação de coordenadores setoriais do HE do Agreste. “Foi um encontro bastante produtivo, no qual conseguimos fazer uma retrospectiva das reuniões anteriores, para alinhamento do processo de doação de órgãos. Acredito que, com o apoio da gestão hospitalar e do nosso secretário Alexandre Ayres, vamos conseguir fechar os diagnósticos de morte encefálica, que é um direito da família assegurado por Lei e a consequente doação de órgãos e tecidos, para continuarmos salvando assim a vida de muitos alagoanos”, afirmou a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos.