Alagoas

Sefaz Alagoas realiza reunião com representantes dos contribuintes para discutir minuta de classificação da categoria

19/11/2020
Sefaz Alagoas realiza reunião com representantes dos contribuintes para discutir minuta de classificação da categoria

Sefaz Alagoas realiza reunião com representantes dos contribuintes para discutir minuta de classificação da categoria

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) se reuniu com os representantes dos contribuintes, na quinta-feira (12), para discutir minuta que visa classificar e bonificar os empresários alagoanos. O encontro teve como objetivo explicar e esclarecer o sentido da norma, abrindo espaço para que as entidades de classe formulassem e enviassem sugestões para a consulta pública – aberta até o dia 26 deste mês.

“A reunião virtual permitiu desmistificar a minuta, dando meios para que os representantes pudessem colaborar conosco de maneira mais eficaz”, enfatiza a líder do Programa Contribuinte Arretado e auditora fiscal da Receita Estadual, Elka Gonçalves.

De acordo com a regularidade do contribuinte do ICMS, a norma estabelece critérios para a classificação e está sendo construída com a participação direta das entidades, sociedade civil, contabilistas, advogados e contribuintes.

“Essa norma visa estimular a autorregularização do contribuinte, além estimular, por meio de bonificações, a permanência dos contribuintes que já estão em conformidade com a legislação”, destaca Elka Gonçalves.

Na reunião, o contador e representante da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Antônio Lamenha Júnior, ressaltou a atitude positiva da Sefaz-Al em abrir espaço para construção conjunta da versão final da minuta de Decreto.

“Esta é uma valiosa oportunidade de opinar quanto a uma norma que vai impactar na realidade de todos nós. Com toda certeza, esse encontro mostrou que, ao construirmos juntos, somos mais fortes”, afirma.

A Superintendente de Planejamento Fiscal, Alexandra Vieira, destacou a importância do Programa Contribuinte Arretado dentro da Sefaz ao trazer uma significativa mudança de visão, estabelecendo um melhor relacionamento entre o fisco, contribuinte e entidades.

 “A abertura da minuta para consulta pública permitiu que, antes de sua implantação, toda sociedade pudesse vê-la e sugerir modificações, possibilitando uma construção em conjunto. Esse fórum de discussão, viabilizado pelo grupo do Contribuinte Arretado, reflete uma mudança na cultura da Fazenda: a de enxergar o contribuinte e seus representantes como parceiros”, enfatiza.

Sobre o Programa Contribuinte Arretado

Instituído pela Lei nº 8.085/18, o Programa Contribuinte Arretado da Sefaz-AL é pioneiro na região nordeste e tem como objetivo estreitar os laços e bonificar as práticas no sistema tributário, além de desburocratizar o tempo de cumprimento das obrigações.