Geral

Fabiana Pessoa entrega certificados e livros a sócios-leitores da Biblioteca Pública de Arapiraca

26/11/2020
Fabiana Pessoa entrega certificados e livros a sócios-leitores da Biblioteca Pública de Arapiraca

Prefeita participa de evento cultural na Biblioteca Pública Municipal (Foto: Lucas Ferreira)

“Estou encantada com este projeto”, disse a prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa ao fazer a entrega de certificados e dos livros “Arapiraca da Gente” a cada um dos dez sócios-leitores, homenageados na manhã desta quinta-feira (26), no hall da Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro de França Reis, na Casa da Cultura.

“Estou muito feliz de participar desta homenagem aos nossos leitores, que frequentam a biblioteca pública e têm o gosto pela leitura. Eu como professora e advogada gosto de ler e folhear os livros, mesmo na era digital, e passo esse prazer pela leitura para meus filhos”, ressaltou Fabiana Pessoa.

A solenidade faz parte do calendário anual de ações da Casa da Cultura e o projeto foi uma iniciativa da bibliotecária Hosana de Paula, que faz um levantamento dos usuários e sócios-leitores que mais leem nos últimos meses.

A proposta é incentivar o gosto e o hábito da leitura entre os sócios e os usuários da biblioteca, que tem um acervo de mais de 21 mil livros com títulos infantis, literatura, história de Alagoas, entre tantos outros.

Durante a solenidade, a prefeita Fabiana Pessoa entregou um buquê de flores e um livro Arapiraca da Gente, recentemente inaugurado pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte, para os dez sócios-leitores homenageados por frequentarem a biblioteca e a lerem até 12 livros no primeiro semestre deste ano.

s professoras e escritoras Lucicleide da Silva, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Ana Karla Messias, da Escola Municipal Djalma Matheus Santana, do bairro Primavera, que representou a secretária municipal de Educação, Márcia Lúcio, também são autoras do livro Arapiraca da Gente.

“Homenagear os leitores assíduos é fundamental para incentivá-los a ler, a escrever e a interpretar para despertar o escritor do futuro”, frisou a professora Lucicleide da Silva.

“Estou muito feliz em presentear os sócios-leitores com este livro Arapiraca da Gente, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, e promover este espaço fundamental que é a biblioteca pública, que eu frequentava quando adolescente e hoje como professora sinto essa honra de está aqui”, ressaltou a professora Ana Karla Messias.

Para a secretária municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca, Rosângela Carvalho, a homenagem alimenta o sonho de transformar o espaço da Casa da Cultura em um lugar de transformação cultural.

“O projeto sócio-leitor é um exemplo da cultura da leitura, que fazemos questão de mantê-lo em nossa cidade e a Casa da Cultura está de portas abertas para toda a população”, avisou Rosângela Carvalho.

O estudante José Marcos Silva Gonzaga representou os demais sócios-leitores e destacou o projeto de incentivo à leitura aos usuários da biblioteca pública.

“Existem conhecimentos que a gente não aprende na escola como Filosofia, mas na biblioteca os livros estão à disposição para nos ensinar além da sala de aula”, alertou ele, parabenizando a iniciativa da Prefeitura de Arapiraca.

Geração de leitura

Desde o ensino fundamental que Silvânia Maria da Silva, 33 anos, frequenta a Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro de França Reis. Ela era incentivada pela mãe para ler livros e hoje ela incentiva a filha Suzanne Fernandes dos Santos, de 12 anos.

Mãe e filha foram homenageadas como sócios-leitores por terem lido 22 livros no primeiro semestre deste ano na biblioteca pública. “Eu amo este lugar”, disse Suzanne. “Aqui é o nosso segundo lar”, afirmou Silvânia se referindo à biblioteca.

Saiba quem são os dez sócios-leitores homenageados e a quantidade de livros que leram no primeiro semestre deste ano: Jaqueline Macedo da Silva (9 livros); Silvânia Maria da Silva (11 livros); Suzanne Fernandes dos Santos (11 livros); José Cícero Tertuliano (10 livros); Kátia Mayara da Silva (12 livros); Luanita Melo (10 livros); Susana Rabelo (7 livros); José Marcos Silva Gonzaga (7 livros); Iago Alexandre (10 livros) e Natan Santos (7 livros).

Área do concurseiro

Além dos livros em temas específicos, o espaço conta com uma extensão para concurseiros. Com livros voltados para processos seletivos e diversos concursos.

Empréstimo dos livros

Para empréstimo dos livros, a pessoa precisa fazer uma carteirinha, a “sócio leitor,” contendo RG, CPF e comprovante de residência (originais e xerox) e duas fotos 3x 4. O empréstimo é gratuito com prazo para renovação e devolução de 15 dias, que pode ser prorrogado por mais 15 dias. O atendimento da biblioteca é de segunda a sexta, das 8h às 18h, na Casa da Cultura, na Praça Luiz Pereira Lima, no bairro Centro, em Arapiraca.