Cidades

Neste sábado (28), 10º Circuito Penedo de Cinema realiza penúltimo dia de programação

28/11/2020
Neste sábado (28), 10º Circuito Penedo de Cinema realiza penúltimo dia de programação

Hoje (28) é o penúltimo dia para participar das atividades desenvolvidas pela 10ª edição do Circuito Penedo de Cinema no centro histórico da cidade ribeirinha. Às margens do Rio São Francisco, a Praça 12 de Abril é o núcleo de funcionamento do evento, amparado por um rígido protocolo sanitário que inclui distribuição de máscaras, disponibilização de álcool 70% e distanciamento social. Paralelamente, em âmbito virtual, o Circuito promove uma série de atrações tanto em seu site oficial como em seu canal no YouTube.

Pela manhã, o 10º Encontro de Cinema Alagoano inicia sua programação às 8h com as apresentações orais dos trabalhos acadêmicos selecionados pela comissão científica do evento, que ocorrem em formato on-line e podem ser conferidas pelo link da reunião: https://cutt.ly/xhgmtK4. Já presencialmente, entre 14h e 17h, na comunidade quilombola Tabuleiro dos Negros, há o encerramento da oficina A construção do roteiro cinematográfico, ministrada desde terça-feira (24) pelo roteirista alagoano Tairone Feitosa.

A partir de 16h, o 13º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo realiza o debate final entre os realizadores dos curtas-metragens selecionados, disponíveis para exibição no site do Circuito com votação aberta ao público. Mediado pelo doutor em Comunicação Ricardo Lessa, o debate acontece virtualmente, recebendo diretores dos filmes: Auto falo (Caio Dornelas); Cinema contemporâneo (Felipe André Silva); Ana Terra (direção coletiva); Egum (Yuri Costa); e Perifericu (Nay Mendi, Rosa Caldeira, Vita Pereira, Stheffany Fernanda).

Ainda em formato on-line, como ação derradeira do Encontro de Cinema Alagoano, o painel Film Commission, viabilizado pelo Sebrae, recebe Sara Rocha, da Paloma Cinematográfica; Carolinne Golfeto, da comissão fílmica de São Paulo; o secretário de turismo de Penedo, Pedro Soares; e o diretor técnico do Sebrae em Alagoas, Vinícius Lages. Os convidados discutem, em sala virtual do Zoom (https://cutt.ly/XhgESn6) aberta às 17h, a formação de um órgão que facilite a produção audiovisual local.

Mais tarde, às 19h, na Praça 12 de Abril, é dado início à noite do cinema alagoano, inaugurada com a projeção de curtas-metragens selecionados pela curadoria da Mostra Sururu, que ocorre em dezembro na cidade de Maceió. Logo em seguida, os diretores do longa alagoano Cavalo, Werner Salles e Rafhael Barbosa, participam de bate-papo sobre o filme repercutido nacionalmente, cuja exibição, às 21h, encerra o momento de celebração à obra audiovisual local e fica disponível também pelo site do Circuito.

Por último, a partir de 22h30, o público pode curtir as apresentações musicais comandadas pelas bandas penedenses Riso a Dois e Válvula Mitral. A seleção de atrações foi feita mediante edital que, baseado em medidas de segurança relacionadas ao cenário atual de pandemia, limitou a escolha de grupos com formação até três integrantes.