Geral

Fórum de Aprendizagem do Senac Alagoas reúne autoridades, empresas e jovens para discutir as perspectivas para o programa diante do novo cenário

19/11/2020
Fórum de Aprendizagem do Senac Alagoas reúne autoridades, empresas e jovens para discutir as perspectivas para o programa diante do novo cenário

“Educação é a solução para o País e o Programa de Aprendizagem é um direito do jovem”, pontuou o juiz do Trabalho e gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem no TRT/AL, Alonso Filho, durante o 4º Fórum de Aprendizagem do Senac Alagoas, evento realizado na manhã da última quarta-feira (18.11), por meio de transmissão, ao vivo, pela plataforma Google Meet. O evento reuniu autoridades, instituições e empresas parceiras, aprendizes, instrutores e representantes do Sistema Fecomércio Sesc/Senac para discutir as perspectivas do Programa diante do novo cenário imposto pela pandemia de Covid-19.

O encontro foi aberto pelo presidente do Sistema Fecomércio, Gilton Lima, que reforçou a importância do Programa de Aprendizagem como instrumento de transformação de vidas. “A missão de educar para o trabalho, transformando vidas, é evidenciada por meio do Programa de Aprendizagem. É uma honra ter a oportunidade de fazer a diferença na vida desses jovens”, destacou ele. Sentimento compartilhado pela procuradora do Trabalho, Virgínia Ferreira. “O Senac é um grande parceiro no combate ao trabalho infantil por meio do Programa de Aprendizagem, um instrumento de desenvolvimento social para que permaneçam na escola e se preparem para o mercado de trabalho. Precisamos privilegiar a Aprendizagem, em especial, nesse momento de fragilidade imposto pela pandemia”, reforçou a procuradora.

Marco Antônio da Silva, diretor de Educação Profissional do Senac Alagoas, aproveitou o momento para agradecer às instituições “que continuam acreditando na educação como instrumento de transformação”. Palavras que emocionaram Bergson Rebelo, instrutor do Senac que há 15 anos dá aulas aos jovens aprendizes. “Transformamos a história dos jovens, das famílias e das empresas. E são muitos os casos de construção de carreira, jovens que hoje ocupam cargos de gestão no Comércio alagoano, por exemplo”, salientou o instrutor.

Palavras reforçadas pelos representantes do setor de Recursos Humanos da Casa Vieira, Itamar Tavares, e da Alagoas Motos Arapiraca, Maiara Oliveira. “Esses jovens são exemplos de vida”, disse Tavares. “É incrível como, no momento da contratação, eles são disputados pelos setores”, pontuou Maiara, ao citar o exemplo de Maciel Alves, aprendiz efetivado como colaborador da Alagoas Motos, que também participou do evento. “O Senac me ajudou no desenvolvimento pessoal e profissional”, disse Alves. O ex-aprendiz, William Balbino, hoje colaborador efetivo da Casa Vieira, também aproveitou o evento para agradecer pela oportunidade de ter feito parte do programa. “Já fui promovido duas vezes e tenho certeza de que ainda tenho muito a crescer dentro da empresa colocando em prática o que aprendi no Senac”, comemora ele.

O auditor fiscal do trabalho, Leandro Carvalho, enalteceu a importância do Senac como instrumento de integração e cumprimento da cota de aprendizagem e agradeceu a oportunidade de usar a Aprendizagem como mecanismo de transformação social. “Que em 2021, tenhamos em nossa agenda a capacidade plena de articulação a fim de ampliar o alcance desse programa”, disse ele. “A Aprendizagem está em nosso DNA, não como obrigação, mas como compromisso. Precisamos acreditar no Programa e no potencial dos jovens”, salientou Telma Ribeiro, Diretora Regional do Senac Alagoas.

Ao final do evento, foram homenageadas as empresas parceiras do Programa de Aprendizagem Senac – Unicompra, Casa Vieira, Hospital Arthur Ramos, Drogasil, Aby´s, Unit, Grupo Boa Terra, Atacadão, Grupo de Distribuidoras Objetiva/Verdes Mares, Rede de Postos Convém, Grupo Memorial Parque, Hotel Ponta Verde e Alagoas Motos –  por meio da entrega simbólica do Selo Empresa Amiga da Aprendizagem, uma placa de homenagem que será encaminhada para cada empresa, ao longo da semana.