Variedades

Expedição Científica no Baixo São Francisco vira livro lançado pela Edufal

26/11/2020
Expedição Científica no Baixo São Francisco vira livro lançado pela Edufal

Após duas edições realizadas em 2018 e 2019, sob a coordenação do professor Emerson Soares, a Expedição Científica do Baixo São Francisco foi registrada em livro, que será lançado pela Edufal, na próxima segunda (30), no barco Magnifica, porto da balsa, em Penedo, às 9h30. O Baixo São Francisco: características Ambientais e Sociais reúne uma série de dados analisados na região desde 2008, com ênfase nas duas últimas expedições científicas.

Com a colaboração de aproximadamente 50 autores e colaboradores, a obra faz um panorama atual no que diz respeito aos problemas ambientais, sociais e econômicos, o grau de degradação e problemas com desmatamento da vegetação ciliar, assoreamento, extinção de espécies, avanço da intrusão salina, o uso de agrotóxicos, o deficiente em saneamento básico e carência de políticas públicas ambientais nos locais por onde a Expedição passou, em Alagoas e Sergipe.

De acordo com Emerson Soares, um dos organizadores do livro, a obra pretende alcançar não somente a comunidade acadêmica, como também ser um balizador de ações políticas e socioambientais na região. “As informações e dados analisados poderão nortear políticas públicas e pesquisa-ação no Baixo São Francisco e em outras regiões da bacia hidrográfica do São Francisco, além de outras bacias geográficas brasileiras”, explicou o professor do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) da Ufal.

Segundo Soares, existe a possibilidade de outros estudos serem desdobrados em razão deste primeiro livro. “Com a continuidade dos trabalhos de monitoramento nos próximos anos, teremos uma grande quantidade dados e informações que servirão para balizar as políticas públicas na área socioambiental para o baixo São Francisco”, resumiu.

O livro, pensado para auxiliar o trabalho de técnicos, pesquisadores e gestores, tem também uma linguagem clara e acessível, podendo ser usado como referência tanto no ensino médio, quanto nos cursos de graduação em Engenharia de Pesca, Biologia, Zootecnia, Sociologia, Geografia, Agroecologia, Engenharia Ambiental e Turismo.

Lançamento na Cidade Histórica de Penedo

Localizada ao sul do Estado de Alagoas, às margens do Rio São Francisco, na divisa com o Estado de Sergipe, a cidade de Penedo será palco para o lançamento do livro. Mais especificamente, as águas do Rio São Francisco receberão a equipe de pesquisadores que comporão a 3ª edição da Expedição Científica, no próximo dia 30, a partir das 9h30, no conhecido Porto da Balsa, haverá o lançamento da versão impressa. A solenidade contará com a presença do reitor Josealdo Tonholo e da vice-reitora Eliane Cavalcanti, além de autoridades e convidados.

O livro também estará disponível na versão digital. De acordo com o diretor da Edufal, Elder Maia, a editora da Ufal se preocupou com a distribuição e com a internacionalização do conteúdo. “A versão impressa será distribuída gratuitamente para diversas instituições, universidades, centros de pesquisa e órgãos governamentais. Além disso, cada resumo de capítulo terá uma versão em espanhol e inglês, visando à internacionalização desse conteúdo inédito”, afirmou.

Para Maia, o livro passa a ocupar um espaço central no catálogo da editora. “Trata-se de uma obra que enriquece muito o acervo científico e acadêmico da nossa instituição justamente porque essa obra traz muitos dados e análises sobre diversas dimensões na região”, pontuou.

Os 22 capítulos do livro são resultado do esforço institucional da Ufal, na coordenação de mais de 50 pesquisadores da força-tarefa que contou com a participação do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Emater/AL, Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Secretaria de Ciência e Tecnologia de Alagoas (Secti), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL), Marinha do Brasil e do Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO/Vigo-Espanha).

O livro traz a marca comemorativa dos 60 anos da Ufal e foi financiado pelo CBHSF e Codevasf. Para saber mais sobre as expedições, acesse a página da Ufal.

Sobre os organizadores

Emerson Carlos Soares é professor-associado da Ufal, no Ceca, com especialização em Gestão de Recursos Pesqueiros, mestrado em Biologia de Água Doce e doutorado em Biotecnologia em Aquicultura.

José Viera Silva é professor-associado da Ufal, no Campus Arapiraca, com mestrado e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Rafael Navas é professor-adjunto da Ufal, mestre e doutor em Ecologia Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP)