Artigos

Destaque no empreendedorismo

23/11/2020
Destaque no empreendedorismo

Fomos homenageados com a outorga do Prêmio Yedda Maria Teixeira, uma feliz criação da Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro, presidida pelo professor Bayard Boiteux, filho do grande professor de mesmo nome.

A cerimônia foi realizada via internet, destacando personalidades do Rio de Janeiro, como Thiers Montebello, presidente do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, e a Dra. Margareth Dalcolmo, pesquisadora ilustre do Instituto Oswaldo Cruz (Manguinhos).

No meu caso, a premiação teve um significado especial, pois nasci no Rio de Janeiro, no bairro de Pilares, e aqui fui quatro vezes Secretário de Estado, com ênfase nas ações ligadas ao Empreendedorismo.

Por outro lado, conheci pessoalmente a grande figura humana que foi dona Yedda Maria Teixeira, a quem homenageei dando o seu nome a uma escola pública na Zona Sul. Eles foram inexcedíveis na criação dos filhos Neneca e Aloísio Jr. este se tornou um competente  deputado federal, honrando o nome paterno.

Alguém perguntará por que o prêmio na categoria de Empreendedorismo? Posso responder que há uma justificativa no trabalho de muitos anos no Centro de Integração Empresa-Escola, onde milhares de jovens alcançam o seu primeiro emprego. É uma  instituição muito bem sucedida, que tem representação praticamente em todos os estados brasileiros e que funciona há mais de 55 anos.

Sobre esse tema, tenho escrito dezenas de artigos e até alguns livros, que estão sendo utilizados nos diversos cursos da UNICIEE. O próximo a sair será sobre Educação, com texto da Dra. Sandra Niskier Flanzer, psicanalista que faz muito sucesso em suas palestras. Na fila editorial, a seguir, virá um livro sobre Assistência Social e   o que isso pode representar para aprendizes e estagiários, que são público-alvo desse notável trabalho realizado em todo o país.

Temos uma visão bastante sólida das grandes  responsabilidades que pesam sobre os ombros dos dirigentes dessas instituições. É uma atividade verdadeiramente patriótica. Os jovens são os seus grandes beneficiários.