Cidades

Curta-metragem sobre gordofobia será lançado no Sesc Cultura ConVIDA

25/11/2020
Curta-metragem sobre gordofobia será lançado no Sesc Cultura ConVIDA

Amanhã (26.11), às 19h, o Sesc Cultura ConVIDA lançará o curta-metragem Relato número um, de Elizabeth Caldas. O lançamento acontecerá no canal do Youtube do Sesc Brasil. A produção, que é um dos 25 filmes desenvolvidos por meio da convocatória do projeto, fala sobre os anseios de um corpo gordo dentro de uma sociedade padronizada durante a pandemia da Covid-19.

A diretora apresentará depoimentos e reportagens a partir de imagens de arquivo e cenas cotidianas sobre as mudanças sociais durante a pandemia. “Qual corpo merece viver? Quem define a cura? E a doença que me invisibiliza?” são questionamentos abordados durante o filme que discute temas como violências, preconceito e ódio sobre o corpo do outro, opiniões públicas e decretos sociais.

Elizabeth Caldas é roteirista e professora. Desde 2008, trabalha com audiovisual e educação pública. Em 2014, dirigiu uma série documental, junto com seus alunos, para uma plataforma de educação e formação de professores. Em 2019, mudou- se para Maceió e passou a integrar a equipe de escrita da Casa Ateliê Ambrosina.

Sobre o projeto

O Sesc Cultura ConVIDA tem o objetivo de colaborar com a classe artística, que foi prejudicada durante a pandemia da Covid-19. Por meio de incentivos para produções culturais, o projeto leva apresentações para o público de todas as regiões do país. O ConVIDA recebeu 15,8 mil inscrições em todo o Brasil. Ao total, 470 foram selecionadas. Já em Alagoas, 210 propostas foram enviadas e oito foram selecionadas.

O projeto foi desenvolvido por causa das restrições causadas pelo novo coronavírus. O ConVIDA é um incentivo para a manutenção da criação e difusão artística brasileira.