Geral

Curso de Fisioterapia presta assistência a pacientes com Síndrome Pós-COVID-19

19/11/2020
Curso de Fisioterapia presta assistência a pacientes com Síndrome Pós-COVID-19

Curso- de- Fisioterapia- presta- assistência- a pacientes- com- Síndrome- Pós-COVID-19-cesmac

A pandemia tem mostrado que existem diferentes apresentações clínicas com gravidade variável da doença, desde a infecção assintomática até o óbito por disfunção orgânica múltipla. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu o complexo processo de adoecimento por esse vírus como Doença causada pelo Coronavírus (COVID-19).

A persistência de uma condição inflamatória, difusa e multissistêmica em adultos expostos à infecção, que pode ser associada a distúrbios do sistema nervoso central, resultando em sintomas variados, como fadiga, fraqueza muscular nas pernas e nas costas, dificuldades na respiração, dor crônica e déficits cognitivos, tem sido chamada de Síndrome Pós-COVID-19, ainda não muito esclarecida.

Nesse contexto, a Fisioterapia participa de forma ativa do processo de reabilitação, também após alta hospitalar, considerando a perda funcional, que limita a realização de atividades de vida diária, gerando redução da qualidade de vida. Por isso, ela é imprescindível para a recuperação funcional e o retorno às atividades cotidianas. Dentre as inúmeras atividades do curso de Fisioterapia do Centro Universitário CESMAC, também foi iniciada a assistência a pacientes com Síndrome Pós-COVID-19, na modalidade presencial, tanto na Clínica Escola, quanto por meio de teleconsulta e telemonitoramento.

Segundo a Profa. Renata Sampaio, coordenadora do curso de Fisioterapia da Instituição, “com a situação de crise global, a Fisioterapia tem o desafio de oferecer continuidade ao importante trabalho clínico nos sistemas público e privado. O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), em função da pandemia do Coronavírus, regulamentou a teleconsulta, telemonitoramento e teleconsultoria por meio da RESOLUÇÃO Nº 516, de 20 de março de 2020, suspendendo temporariamente o Artigo 15, inciso II, e Artigo 39 da Resolução COFFITO nº 424/2013, que impedia que o fisioterapeuta prestasse assistência não presencial”, explica.

Na atual situação da pandemia do novo Coronavírus, enquanto persistir a necessidade de distanciamento social, a principal vantagem da Fisioterapia por meio digital é poder oferecer a continuidade da assistência fisioterapêutica, reestruturando as perdas e transformando-as em ganhos de performance funcional diários através de exercícios respiratórios e treinos de condicionamento envolvendo grandes grupamentos musculares, permitindo a ativação concreta de ações sob um olhar criterioso durante a execução.

O objetivo da assistência é oferecer aos pacientes com Síndrome Pós-COVID-19 uma melhora funcional por meio do atendimento que pode ser ofertado em formato híbrido (presencial e/ou por telemonitoramento). Além da comunidade externa, atualmente, há um grupo de funcionários do Centro Universitário CESMAC sendo assistido pelo setor responsável. Outras informações no 3215-5124.