Alagoas

Candidatos à prefeitura assinam compromisso com a primeira infância no TJ-AL, nesta quarta-feira (11)

09/11/2020
Candidatos à prefeitura assinam compromisso com a primeira infância no TJ-AL, nesta quarta-feira (11)

Como coordenadora da região Nordeste para a Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, a deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL) convocou todas as candidatas e candidatos ao cargo de prefeito dos municípios alagoanos para que assumissem um compromisso público pelos direitos das crianças na primeira infância. A parlamentar enviou um termo para o email de todos para que, ao assiná-los, os pretendentes à prefeitura acolhessem a agenda da Primeira Infância em seu Plano de Governo Municipal. A assinatura do documento será nesta quarta-feira (11), às 14 horas, na presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Participarão da solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Tutmés Airan; o coordenador da Rede Estadual da Primeira Infância do Estado de Alagoas (REPI-AL), Dr. Cláudio Soriano; Elisângela Mercado, professoral da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), diretora de formação da União nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/AL) e membro da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) e da REPI/Alagoas; além da deputada e representando homens e mulheres candidatos às prefeituras, Dalmo Júnior, candidato pelo município de Piaçabuçu e Juliana Mateus, candidata pela cidade de Santa Luzia do Norte.

Para a deputada Tereza Nelma, é fundamental que os futuros prefeitos e prefeitas, ao iniciarem seu mandato em 2021, realizem um governo comprometido com as crianças, garantindo as condições necessárias para que se desenvolvam em um ambiente saudável, seguro e de oportunidades. “Em 2019, articulei para que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Alagoas assinassem o Pacto Estadual pela Primeira Infância. Para que o estado caminhe unido nas ações pelo cuidado e a proteção das crianças de 0 a 6 anos. Agora, nossa ideia é que os novos gestores municipais também estejam engajados pelas crianças nessa idade. Isso é uma prioridade prevista na nossa Constituição Federal e que precisa sair do papel. Além disso, o eleitor precisa saber qual candidato está disposto a trabalhar pelos direitos das crianças em sua cidade.”, afirmou a deputada. Ela ainda garantiu que vai cobrar e acompanhar o cumprimento do compromisso.

Pacto entre os poderes de Alagoas com a Primeira Infância

Alagoas foi o segundo Estado brasileiro a assumir o compromisso com a primeira infância e aderir ao Pacto Nacional. Em setembro de 2019, em evento articulado pela deputada federal Tereza Nelma, o governo de Alagoas e o Tribunal de Justiça, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário assinaram o Pacto Estadual pela Primeira Infância.

O pacto promove uma forte integração entre todos os órgãos que o assinaram, visando a proteção das crianças, o desenvolvimento de mais pesquisas, estudos e capacitações de profissionais que lidam com esse público em suas atividades.