Geral

Campanha Dezembro Vermelho tem início neste sábado (21)

19/11/2020
Campanha Dezembro Vermelho tem início neste sábado (21)

Tem início neste sábado (21), no Maceió Shopping, em Mangabeiras, de 10h às 17h, a campanha Dezembro Vermelho, que marca uma série de ações alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro.

No local, será montado um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e serão ofertados testes rápidos para a população. O tema proposto para a campanha em 2020 é “Solidariedade Global, Responsabilidade Compartilhada”.

Símbolo da campanha do Dezembro Vermelho. Foto: Divulgação

As ações do Dezembro Vermelho se estendem até o dia 05 de dezembro e, ao longo desse período, as equipes das Unidades de Saúde estarão engajadas em ações educativas em salas de espera, distribuição de material, testes rápidos, CTAs itinerantes, capacitações para profissionais e um webinário.

De acordo com Tereza Carvalho, gerente de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, a campanha incluirá testes rápidos de forma descentralizada em associações de bairro, albergues e locais públicos que facilitem a acessibilidade e garanta a segurança aos usuários e profissionais. “Durante o Dezembro Vermelho, também faremos uma capacitação em prevenção na modalidade remota com os estudantes da Liga Acadêmica de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) da Ufal e uma capacitação sobre o uso do nome social nas UPAs”, destaca.

Tereza Carvalho, gerente de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS. Foto: Ascom/SMS

“Em 2020, a atenção ficou concentrada na pandemia da Covid-19 e ficou claro como a saúde está interligada a outras questões e que ninguém está seguro. As vulnerabilidades só se ampliaram e com o retorno regular da oferta dos demais serviços de saúde, dentre eles os testes rápidos, observa-se quanto a prevenção do HIV foi afetada. Maceió realizava uma média de 60 novos diagnósticos/mês e reduziu para uma média de 12 no período mais crítico da pandemia”, completou Tereza Carvalho.

Webnário

No dia 1º de dezembro, às 14h, via Google Meet, será realizado um webinário com Moysés Toniolo, conselheiro nacional de Saúde e Integrante da Articulação Nacional da Luta Contra a Aids (Anaids) e da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV /Aids, com o tema “Impacto da Pandemia Covid-19 na política de HIV Aids”.

O encontro também conta com a presença de Cláudio Vilarins (coordenador da Rede de Pessoas Vivendo com HIV em Alagoas) e Rafael Gomes (coordenador-geral do Fórum Alagoano de ONG Aids e coordenador político Nacional da Anaids).

Dezembro Vermelho

O Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). A ação chama atenção para prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.