Geral

Após bug, YouTubers estão desesperados com corte de dinheiro

23/11/2020
Após bug, YouTubers estão desesperados com corte de dinheiro

“Há pessoas que não conseguem alimentar suas famílias e pagar suas contas … uma garota com quem tenho conversado … teve um colapso nervoso”, disse o usuário Randy Lynch, que dirige o canal Mid-South Slots. “(O YouTube) admitiu que era um bug, então retrocedeu, nos culpou e encerrou todas as comunicações conosco há oito dias.”

Os YouTubers ganham dinheiro criando vídeos, publicando-os no YouTube e coletando receita de publicidade quando o Google exibe anúncios nesses vídeos. Blogueiros de sucesso podem ganhar centenas de milhares de dólares ou até milhões por mês, mas a maioria ganha algumas centenas de dólares por mês.

Mas, parece que o bug está afetando com estes problemas aqueles internautas que pertencem a uma categoria média de rendimentos: ganham alguns milhares de dólares por mês na plataforma todos os meses. “O YouTube está retendo metade do meu último contracheque e cortou minha renda contínua em mais de 50%”, diz Rhyan, fundador do canal Rhapsody.

A explicação alegada é que o problema decorre do que o YouTube chama de “IVT” ou tráfego inválido. Tráfego inválido são visualizações falsas geradas por boots de software para aumentar a contagem de visualizações, receita de anúncios e até mesmo contagens de assinantes. É fácil de conseguir: 99 centavos podem comprar mil visualizações no YouTube. Basta pesquisar no Google “comprar visualizações do YouTube” para ver como.

A rede social está dizendo aos criadores que 100% do tráfego de seus canais populares foi, por períodos significativos de tempo, tráfego inválido. Vários YouTubers levantaram o problema com o suporte do YouTube e foram inicialmente informados de que era um bug.

“Eles admitiram que era um bug, então voltaram atrás, nos culparam e fecharam todas as comunicações conosco há oito dias”, conta a usuária Lynch. Já o YouTuber Rhyan confirma esta versão com capturas de tela em seu vídeo no YouTube expondo o problema. Em um e-mail, um representante do suporte do YouTube diz que “parece que há um bug em nosso sistema que afeta a análise de receita”. Em outro, uma pessoa do suporte diz que o problema está “relacionado ao bug que levantamos”.

“Depois de nos dizer que esta falha estava sendo investigado por engenheiros, eles finalmente voltaram a copiar e colar essa resposta para todos nós”, diz Rhyan. “Você pode ter visto sua receita cair em sua conta do YouTube Analytics como resultado de tráfego inválido em seus vídeos e / ou canal. Filtramos o tráfego inválido como forma de manter o ecossistema do YouTube, incluindo criadores e anunciantes, saudável. Manter o tráfego inválido fora de nossos sistemas de anúncios ajuda os anunciantes a se sentirem mais seguros ao exibir seus anúncios no YouTube e garante que os criadores maximizem sua receita de longo prazo.”

É perfeitamente possível que pelo menos algum tráfego inválido esteja em todos ou na maioria dos canais do YouTube, e também é possível que alguns YouTubers tentem enganar o sistema e direcionar tráfego inválido para seus vídeos. Mas passar de 100% legítimo para 100% ilegítimo parece extremamente improvável.

No entanto, em resposta a alguns dos desafios do Twitter, o YouTube mudou o teor da mensagens enviadas aos usuários, que passou a ser assim: “Confirmamos que seus ganhos registrados são precisos e, para a maioria dos canais, essa grande discrepância entre a receita estimada e finalizada é causada pela filtragem do tráfego de anúncios inválido de seu canal no final do mês”, afirma o YouTube . “O gasto com publicidade correspondente foi devolvido ao anunciante. Também confirmamos que o tráfego de anúncios inválido foi identificado e filtrado corretamente como parte de melhorias contínuas para detectar melhor a atividade inválida.”

Os YouTubers, no entanto, dizem que uma atualização de análise ruim custou a eles a maior parte de dois meses de salário. E que isso está também provocando a eles um prejuízo econômico real, bem como fazendo com que alguns deles saiam da plataforma para monetização para lugares como o Patreon.

Nem todo mundo precisa ser YouTuber

Se por um lado, os criadores de conteúdo estão preocupados na perda do dinheiro, por outro é preciso uma reflexão: Afinal, quem pode ser um YouTuber? O que define uma pessoa como influenciadora digital? Segundo o neurocientista e jornalista CEO da empresa de comunicação, mídia social e tecnologia MF Press Global, Fabiano de Abreu, é preciso propor estes questionamentos antes de ligar a câmera: “Eu me preocupo muito com esta febre e cultura de ‘ter que ser’ um YouTuber ou influencer. Nem todo mundo tem dom para isso e isso não faz da pessoa menos ou mais competente. Temos que avaliar nossa capacidade, vontade, onde o talento, que é diferente de dom, pode nos levar”.

Para Fabiano, esta geração atual está se tornando cada vez mais vítima das ferramentas tecnológicas: “Fazer o que ama e o que ama pagar as contas, essa é a filosofia de vida ideal. Parece banal o que digo, mas precisa ser relembrado. Outro detalhe é que somos reféns dos meios relacionados à internet e com isso, aumenta a exploração das empresas de usuários que detém o monopólio da mente humana”.

Além disso, o neurocientista reforça que “não temos que ser ou fazer o que a maioria faz. Temos que ser nós mesmos em nossas competências, habilidades e possibilidades”. Quantos à postura das redes sociais, ele aconselha que “se diminuirmos o número de usuários a usar seus meios, essas empresas avaliarão na necessidade um método de trabalho que beneficie os usuários como foi no início da rede social.”

Enquanto isso não acontece, o problema para estes influenciadores pode se agravar. Conforme observou o executivo de tecnologia Adam Newman no Twitter, “as políticas do Google AdSense não permitem a apelação de tráfego inválido e declaram especificamente que não fornecerão os dados que mostram o tráfego inválido”. Isso deixa os criadores na plataforma do Google com poucas opções. O Google, seu “chefe” de fato, guarda todos os dados, enquanto os usuários não têm estas informações.