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72% do Nordeste pretendem utilizar o Pix nas transações, aponta estudo

27/11/2020
72% do Nordeste pretendem utilizar o Pix nas transações, aponta estudo

Pesquisa do Banco BS2, em parceria com o painel OpinionBox, mostra que 72% dos brasileiros bancarizados e que vivem na região Nordeste devem utilizar o Pix nas transações. O número pode ser ainda maior, 84%, no caso das transações serem gratuitas.

O pagamento ser ágil é a principal vantagem percebida no Pix: 59% dos entrevistados apontaram esse atributo. Na sequência, a possibilidade de fazer a transação em qualquer hora do dia foi apontado por 54%, seguido por 53% que prezam pela gratuidade do serviço. No Norte, assim como no Nordeste, a vantagem mais apontada foi a rapidez para fazer a transação (64% e 59%, respectivamente). Já os moradores do Sul e do Sudeste elegeram a gratuidade, com 61% e 60%. Enquanto o Centro-Oeste priorizou as transações nos fins de semana (56%). O estudo entrevistou pessoas acima de 18 anos, entre os dias 14 e 26 de outubro, sendo que 45% residem nas capitais, 29% região metropolitana e 26% no interior dos estados.

“Mesmo com uma novidade tão recente, percebemos a pronta aceitação da sociedade por essa tecnologia. Entendemos que as pessoas procuram por um novo meio de pagamento que acompanhe a agilidade e a dinâmica do mundo atual. O Pix veio suprir essa necessidade, facilitar, agilizar e contribuir para otimizar o tempo das pessoas, de uma forma segura”, diz Juliana Pentagna Guimarães, vice-presidente do Banco BS2.

O Nordeste também está entre as regiões que se sentem mais seguras para utilizar a tecnologia. Com 68%, ao lado de Centro-Oeste e Norte, a população se sente confortável para utilizar o novo meio de pagamento, à frente do Sudeste com 63% e Sul com 62%.

Quando o assunto é escolha do meio de pagamento, os moradores do Nordeste já colocam o Pix como o principal (25%), segundo maior percentual de aceitação entre todas as regões: 28% no Norte, 24% tanto no Sul quanto no Sudeste e 23% no Centro-Oeste. Outros meios de pagamento citados foram cartão de débito, dinheiro, TED e DOC.

Além disso, a pesquisa mostra que a maioria das pessoas não pretende utilizar o meio de pagamento apenas para uma atividade específica. 31% querem utilizá-lo para compras de eletrodomésticos, eletrônicos, livros e roupas ou para pagar a conta de um bar, restaurante ou padaria. Outros 24% para pagar uma viagem à vista e até mesmo a aquisição de um veículo à vista (16%).

O estudo também mostra que 41% dos entrevistados do Nordeste ainda não tinham realizado seu cadastro de chaves. No entanto, esse número era bem maior no Sul e no Sudeste: 49%. “Esses dados reforçam que o Pix é um meio de pagamento que deve se perpetuar em pouco tempo. Por mais que o Banco Central e os próprios bancos tenham investido em informação, ainda vemos oportunidade de atuação, seja para ampliar o conhecimento e a aderência ao sistema, seja no desenvolvimento de outros produtos dentro da plataforma Pix”, completa Juliana.

No caso das chaves Pix, os moradores do Nordeste são os que mais pretendem usar o CPF, com 59%. Em compensação, a região é a que menos utilizará o telefone, com 11%, em relação a outras locais do país.

Pix no BS2

Com 10 dias de funcionamento, a tecnologia teve uma alta procura e superou as expectativas. “Tivemos um primeiro dia meio tímido, mas desde o segundo dia de operação as transferências cresceram exponencialmente. O ticket médio por transação na primeira semana foi de R$ 340 para pessoa física e R$ 2 mil por pessoa jurídica. Mas tivemos transações superiores a R$ 700 mil”, comenta Juliana.

Ela acredita que a velocidade com que o banco está conseguindo operar contribuiu para trazer ainda mais credibilidade à plataforma. “Segundo o Banco Central, 50% das transações precisam acontecer em até seis segundos e 99% em até dez segundos. Aqui no BS2 estamos atendendo a esses requisitos tranquilamente. Nossas transações Pix na primeira semana tiveram duração média de cerca de um segundo”, completa.

O BS2 foi um dos entusiastas do projeto e apostou no Pix desde o início, desenvolvendo e implantando sua plataforma proprietária com tecnologias de ponta. Isso permitiu que o banco avançasse rapidamente. Como resultado, após o período de testes do Pix, o BS2 foi o primeiro banco digital apto a operar na plataforma de transferências e pagamentos instantâneos. O Banco hoje conta com uma equipe dedicada ao projeto e está preparado para fornecer soluções de pagamentos e recebimentos para os clientes Pessoas Físicas e Jurídicas, por meio dos aplicativos ou APIs, como também para os participantes indiretos – ou seja, aquelas instituições que precisam de um intermediário para se conectarem ao Bacen.

Sobre o Banco BS2

O BS2 é um banco digital com uma plataforma completa de soluções financeiras para empresas e pessoas físicas. Foi pioneiro no País na oferta de uma conta 3 em 1: corrente, investimentos e internacional com saldo em dólar, sem anuidade, em um mesmo APP. O BS2 disponibiliza uma variedade ampla e inovadora de soluções como investimentos, câmbio, cartões, soluções de pagamento e cobrança, que atendem também empresas e pessoas físicas. 100% digital, o BS2 é acessível a todos os públicos.