Alagoas

Sebrae em Alagoas realiza webinar sobre transformação digital no campo

09/10/2020
Sebrae em Alagoas realiza webinar sobre transformação digital no campo

“Transformação Digital no Campo” foi o tema do webinar realizado pelo Sebrae Alagoas na última quarta-feira (7). O evento digital reuniu três especialistas que atuam nas áreas do agronegócio e da inovação: Edson Bolfe, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária e professor do Instituto de Geociências da Unicamp; Gesyca Santos, geógrafa e mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT/UFAL), e Victor Ferreira, analista de agronegócios da Unidade de Competitividade do Sistema Sebrae.

O diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, ficou responsável pela mediação do evento, que foi disponibilizado gratuitamente e teve como público-alvo empreendedores que atuam no setor do agronegócio. No início do webinar, Lages destacou o potencial deste segmento para a economia brasileira.

“O agronegócio brasileiro é um dos principais vetores de desenvolvimento da nossa economia e o setor vem crescendo por competência e capacidade técnica e de gestão dos empreendedores. O Brasil tem ganhos de produtividade a cada safra e tudo isso se deve a uma capacidade de incorporar tecnologias e uma delas são as tecnologias digitais, que ajudam a melhorar os processos de gestão, mas também os processos de produção da agricultura e da pecuária”, avalia.

Vinícius Lages também falou sobre a importância da iniciativa para o avanço do setor no que diz respeito ao uso de tecnologias. “A agricultura já vem incorporando práticas de gestão dos outros setores, inclusive se digitalizando, incorporando inteligência aos seus processos e o grande objetivo desse webinar é mostrar que os avanços de uma transformação digital no campo, dessa agricultura 4.0, baseada em análise de dados em tempo real, podem ser democratizados. E os três palestrantes irão demonstrar como o Brasil também já vem incorporando essas tecnologias, como a gente se prepara para o digital e continua melhorando a produtividade e gestão dos negócios”, afirma.

Cenário desafiador

O pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária e professor do Instituto de Geociências da Unicamp, Edson Bolfe, aproveitou o momento para avaliar o atual cenário do agronegócio no país, marcado por uma demanda crescente de consumo.

“O grande desafio da agricultura brasileira é produzir mais com menos, ou seja, como o agricultor, independente da região, consegue produzir mais alimento em quantidade porque existe, sim, uma necessidade crescente tanto da demanda brasileira quanto internacional, mas também alimento em qualidade. E quando a gente fala em qualidade é tanto nutricional quanto sanitária e esse período de pandemia acentuou ainda mais essa demanda em quantidade”, ressalta.

De acordo com o pesquisador, encontrar alternativas para produzir com quantidade e qualidade com economia de custos também é desafiador para o empresário, que tem investido cada vez mais em tecnologia para reduzir o custo de produção.

“A gente sabe que o custo de produção está muito elevado. Então, esse é o grande desafio que está colocado: produzir mais com menos. E hoje estamos apresentando algumas das tecnologias utilizadas hoje, o potencial dessas tecnologias dentro da agricultura digital que podem apoiar a tomada de decisão dos agricultores”, argumenta.

Victor Ferreira, analista de agronegócios da Unidade de Competitividade do Sistema Sebrae, frisou o compromisso da instituição com o avanço tecnológico do pequeno negócio do campo. “A gente quer que essa democratização seja ampliada e isso está dentro da nossa missão, que é ajudar os pequenos negócios rurais. Então, ajudar esses profissionais a empreender, como a Gésyca Santos está empreendendo, para que aumente o número de profissionais que estão no campo oferecendo essas tecnologias, específicas ou não, é muito importante”, destaca.

Novas tecnologias

A geógrafa Gésyca Santos encerrou o evento falando sobre o Agro Free, uma tecnologia desenvolvida para identificar o nível de agrotóxico em frutas. “O negócio que estou apresentando trata-se da minha pesquisa de mestrado. O Agro Free vem com a proposta de uma ferramenta de acessibilidade e de informação para o consumidor e produtor. A gente vem trabalhando fortemente para analisar e identificar o nível de agrotóxicos em frutas e, nesse primeiro momento, a gente escolheu a laranja, por ser da terra e também por algumas pesquisas indicarem que é mais propensa a pegar o agrotóxico, de fixar um pouco mais o agrotóxico”, explica.

Atendimento remoto e presencial

Os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O Sebrae disponibiliza diversos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.