Geral

Palmeira: Defensoria Pública encontra irregularidades na Casa de Passagem

05/10/2020
Palmeira: Defensoria Pública encontra irregularidades na Casa de Passagem

Em recente visita de inspeção na Casa de Passagem de Palmeira dos Índios, integrantes da Defensoria Pública do Estado (DPE/AL), solicitou informações e providências à prefeitura, visando assegurar melhores condições de nutrição e higiene aos cidadãos abrigados no local e proteção sanitária adequada aos servidores.

Conforme a Defensora Pública do Estado Letícia Silveira Seerig, foram encontradas as seguintes irregularidades: ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos cuidadores e demais funcionários; falta de máquina de lavar para higienização da roupa de cama dos acolhidos; insuficiência de produtos de limpeza para o período que o estoque é renovado e o não fornecimento de sabão em pó e itens de higiene para os acolhidos.

O ofício com as recomendações foi entregue na última sexta-feira (2) e deu prazo até o dia 19 para solução das medidas citadas e e envio de resposta ao órgão.

A visita constatou mais uma vez o descaso que a área social de Palmeira dos Índios está sofrendo.

Recentemente pessoas em condições de vulnerabilidade social foram “despejadas” da cidade em carros da prefeitura para a cidade de Paulo Jacinto.

Além desse fato grave outras situações de descaso na área são encontradas diariamente no município.

Além de providências, no ofício, a Defensoria Pública pediu ao Município a prestação de contas dos últimos oito meses das verbas federais repassadas exclusivamente a este programa de alta complexidade e das verbas despendidas mensalmente pelo ente municipal na manutenção do programa, detalhando-se, inclusive, as despesas de tal período em relação à totalidade da verba destinada ao programa de acolhimento.

O local também carece de adaptações para atender às pessoas com mobilidade reduzida e necessita de alimentos dentro dos padrões de qualidade e de valor nutricional adequado e em quantidade proporcional ao número de acolhidos e de refeições semanais fornecidas.

View this post on Instagram

[Palmeira dos Índios]???Após constatar carência de materiais de proteção e de higiene na Casa de Passagem – Acolhimento Institucional para Adultos e Família, em Palmeira dos Índios, a Defensoria Pública do Estado solicitou informações e providências ao Município, visando assegurar melhores condições denutrição e higiene aos cidadãos abrigados no local e, como também a proteção sanitária adequada para os servidores. ?Os problemas foram identificados durante vistoria promovida pela defensora pública Letícia Silveira Seerig, nessa quinta-feira, 1. O ofício foi entregue na manhã desta sexta-feira, 2, e estabelece prazo até o próximo dia 19 de outubro para adoção das medidas requisitadas e envio de resposta ao órgão. ?Entre as irregularidades encontradas estão a ausência de fornecimento de Equipamento de Proteção Individual (EPI) aos cuidadores e demais funcionários, a falta de máquina de lavar para higienização das roupas de cama dos acolhidos, insuficiência de produtos de limpeza para o período em que é renovado o estoque (30 dias) e o não fornecimento de sabão em pó e itens de higiene pessoal para os acolhidos. ?Mais detalhes no www.defensoria.al.gov.br

A post shared by Defensoria Pública de Alagoas (@dpealagoas) on