Geral

Lenilda Luna conversa com moradores sobre animais abandonados no bairro do Pinheiro

19/10/2020
Lenilda Luna conversa com moradores sobre animais abandonados no bairro do Pinheiro

Lenilda Luna ouviu depoimentos de uma moradora de cinco décadas do Pinheiro que volta todos os dias para alimentar seus animais

Em visita ao bairro do Pinheiro, nesta segunda-feira, 19, a candidata à prefeitura de Maceió, Lenilda Luna, conversou com moradores sobre a ausência de uma política pública para a destinação dos animais que continuaram ali vivendo, após a saída forçada dos proprietários de suas residências em razão dos impactos ambientais de atividades de mineração pela Braskem.

Dona Nadir Farias teve que sair às pressas de sua casa, após viver ali por cerca de 50 anos, e como está morando em um apartamento com seu filho, não pôde levar seus bichos. Quando vivia no Pinheiro, ela também cuidava de outros bichanos da rua, agora tem que voltar ao local todos os dias para alimentar as dezenas de animais que estão habitando em sua antiga residência.

“Eles vão chegando aqui, vão ficando e eu vou dando comida. A minha preocupação é exatamente o que vai acontecer com eles, depois que a casa for demolida. O que irá será deles?”, lamenta dona Nadir.

Lenilda ressaltou a necessidade de cobrar a Braskem para o cuidado com os animais, que também tiveram suas vidas afetadas pela exploração econômica da Salgema.

Cerca de 30 gatos vivem apenas na residência de dona Nadir Farias

“A criminosa mineração da Braskem não causou prejuízo apenas para as vidas humanas e toda a cidade de Maceió, mas também para indefesos animais que hoje se encontram abandonados na região do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto. É preciso uma atitude enérgica contra a Braskem para garantir uma indenização justa aos moradores e responsabilização sobre esses animais”, comentou a jornalista.

A candidata lembrou que entre as 80 propostas para o Programa Maceió com o Povo está a saúde dos animais. “Queremos recuperar urgentemente as instalações do Centro de Zoonoses e construir um hospital veterinário municipal”, pontuou

Agenda

Nesta terça-feira, 20, Lenilda participa de panfletagem em frente ao Hospital Universitário (HU), a partir das 6h; logo depois, às 9h, concede entrevista para a TV Jovens Cronistas e as 15h será entrevistada para a Band.