Geral

Trump diz que quatro vacinas estão em estágios finais de testes e critica FDA

23/09/2020

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que quatro vacinas para covid-19 estão em estágios finais de testes no país e criticou possíveis mudanças nos critérios estabelecidos pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês). Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, 23, o republicano também voltou a chamar o coronavírus de “Chinavírus” e afirmou que há um “aumento muito grande” de casos da doença na Europa.

O mandatário declarou que a Casa Branca pode aprovar ou não as regras da FDA para o processo de liberação de vacinas. Ontem, a imprensa americana noticiou que a agência federal prepara um aumento na rigidez dos padrões que servirão de referência para o processo. “Parece um movimento político”, declarou Trump. O republicano tem repetido que uma vacina estará disponível nos EUA até o final do ano ou, atém mesmo, antes da eleição presidencial de novembro.

Trump criticou o rival na disputa pela presidência, Joe Biden, e acusou o democrata de ser anticiência. “Nosso plano vai acabar com o vírus. O plano de Biden vai acabar com a América”, atacou.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de indicar Barbara Lagoa para a vaga que ficou disponível na Suprema Corte após a morte de Ruth Bader Ginsberg, Trump respondeu que a juíza cubano-americana, que tem laços com o movimento conservador, está em sua lista, mas nenhuma reunião foi planejada ainda. A imprensa americana coloca Lagoa como uma das favoritas. O republicano já informou que fará o anúncio da escolhida neste sábado, 26.

Autor: Iander Porcella
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.