Alagoas

Parlamento lança Memórias Legislativas na passagem do aniversário de Alagoas

11/09/2020
Parlamento lança Memórias Legislativas na passagem do aniversário de Alagoas

O Presidente do Poder Legislativo do Estado de Alagoas, deputado Marcelo Victor, confirmou o lançamento da nova edição da obra Memórias Legislativas, que vai acontecer na terça-feira, 15, a partir das 10 horas, após a sessão ordinária da Assembleia. “Em homenagem aos 203 anos de Alagoas, vamos disponibilizar o acervo de 36 vultos históricos que exerceram mandato no Parlamento e possuem destacada participação na trajetória do nosso Estado”, afirmou Marcelo Victor.

Lançado originalmente na forma de fascículos, em 1997, o Memórias Legislativas ganhou nova formatação. O idealizador e organizador é o professor e historiador Douglas Apratto Tenório, responsável pela mobilização de um grupo de dezessete intelectuais, alguns dos quais já falecidos, que se dedicaram, à época, a redigir texto biográfico dos vultos históricos retratados na obra.

O acervo retrata Tavares Bastos, Tomás Espíndola, Jeová Caroatá, Visconde de Sinimbú, Jorge de Lima, Lamenha Filho, Guedes de Miranda, Padre Afonso de Albuquerque, André Papini, Selma Bandeira, Tércio Wanderley, Jayme de Altavila, Manoel da Fonseca, Moreno Brandão, Mello Mota, Freitas Cavalcanti, Teotônio Vilela, Lily Lages, Joaquim leão, Sampaio Marques, Manuel Valente, Euclydes Malta, Fernandes Lima, Freitas Melro, Aurélio Vianna, Povina Cavalcanti, Ezechias da Rocha, Ladislau Neto, Balthazar de Mendonça, Afrânio Lages, Demócrito Gracindo, Rubens Canuto, Rodrigues de Melo, Theobaldo Barbosa, Gustavo Paiva e Antonio Gomes de Barros.

O ato de lançamento vai ocorrer, na terça-feira, véspera de 16 de setembro, quando Alagoas completa 203 anos de existência. O evento ocorrerá com a participação dos deputados e a presença do professor Douglas Apratto. Em respeito aos protocolos de saúde, o Poder Legislativo adotou um formato que evita aglomeração de convidados. “Em compensação, o ato de lançamento poderá ser acompanhado pela TV Assembleia, ou pelo site oficial do Parlamento, informou o jornalista Joaldo Cavalcante, diretor de Comunicação da Casa de Tavares Bastos.